segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Paraisópolis pode receber polo universitário

A prefeita Sílvia Renata Teixeira Rodrigues esteve na sede Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), no último dia 20 reunida com a reitoria e acompanhada do secretário e da coordenadora de Educação de Paraisópolis. O motivo do encontro foi discutir a possibilidade de implantar um polo universitário na cidade.
A ideia é trazer para o município a Universidade Aberta (UAB). O programa oferece cursos de graduação em pedagogia, filosofia e matemática. E pós-graduação em gestão pública municipal, gestão pública, matemática, mídias na educação, práticas de letramento e alfabetização.
Para receber o polo universitário, o município deve disponibilizar o espaço físico e a equipe de infraestrutura. Depois de enviada a solicitação de instalação à universidade, um estudo de inserção e uma vistoria serão realizados.
As Secretarias de Educação e Administração estudam um local para receber a unidade, que se adéque aos requisitos exigidos, sendo que o principal deles é a acessibilidade.
Sílvia afirma que a implantação de um polo universitário federal na cidade daria mais visibilidade à educação municipal, além de proporcionar aos jovens e adultos a oportunidade de concluírem o ensino superior e a especialização.
O secretário de educação de Paraisópolis, José Antonio Braga Barros, lembra que a implantação de uma unidade desse porte é um sonho antigo, além de se tratar de uma universidade com respaldo federal o que colocará a educação de Paraisópolis como referência em toda a região.
Trazer para Paraisópolis uma sede universitária atenderia não só a demanda de alunos no município, mas, também de cidades vizinhas. Segundo a secretaria, hoje, aproximadamente 400 alunos de Paraisópolis se deslocam diariamente para universidades de Taubaté/SP, Pouso Alegre, Itajubá e Ouro Fino.


0 comentários:

Postar um comentário