segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Jovem de São Bento conquista segundo lugar no VIII concurso de violão da FITO


Raul Cemenides da Silva de apenas 13 anos, disputou pelo segundo ano consecutivo, o concurso de violão clássico em São Paulo dia 30 de agosto realizado pela FITO -  Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, conservatório Villa Lobos.

O jovem concorreu com músicos do Brasil inteiro, na categoria de 14 a 17 anos, sendo o mais novo músico.

 Raul é estudante de música no conservatório ‘Fego Camargo’ em Taubaté há dois anos.

No ano passado ele conquistou o primeiro lugar, levando para a casa o único prêmio de todas as categorias, um violão feito a mão e foi considerado destaque e revelação do concurso.
Este ano por concorrer com mais velhos ele ficou em segundo lugar empatando com outro músico de 17 anos, Eduardo Custódio Pereira de Santo André - SP, e o primeiro lugar ficou com Sheng Hsun Weng um Filipino que mora em Curitiba também de 17 anos.
            Os primeiros passos do garoto na música foram ensinados pelo professor André Pantera, de São Bento do Aspucaí, logo aos sete anos de idade. Ribamar pai do jovem talento, ressalta a amizade do músico e todos os ensinamentos: “com ele, Raul começou a aprender músicas clássicas e também a se apresentar em bares, restaurantes etc. Era incrível, com mãos tão pequenas executar peças de Antônio Rovira, Bach, Tarrega entre outros”, conta orgulhoso.

Aos 11 anos, iniciou as aulas no conservatório ‘Fego Camargo’. A história do ingresso foi até engraçada como lembra Ribamar: “até conhecer Raul, nem mesmo a diretora acreditava que era possível alguém tão jovem apresentar um talento tão vasto. Ela pensou que era exagero, coisa de pai babão”.  Pois bem, Raul fez o teste com três professores e a resposta da diretora foi: “ele toca um pouco, um pouco a mais que o pai dele falou”, lembra Ribamar como se fosse hoje.


0 comentários:

Postar um comentário