segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Já começou a tradicional festa em louvor a Nossa Senhora das Dores em Gonçalves


Teve início no último dia seis, os eventos comemorativos festa da padroeira de Gonçalves, Nossa Senhora das Dores. A festa faz parte da tradição e cultura religiosa do município e anualmente recebe centenas de pessoas. O tema destacado esse ano é: “Ano novo da fé, vamos dar glória a Deus por Maria” - Feliz és tu Maria, porque você acreditou – Lc 1,45.
Considerada a festa mais antiga de Gonçalves, a manifestação é realizada oficialmente desde 1947, quando foi criado um estandarte em homenagem a santa.
            Todos os dias são realizadas missas ás 19h na igreja Matriz. Cada dia recebe um tema principal, noveneiros e participações especiais. Cada celebração conta com um padre convidado.
            No sábado, o roteiro muda. Começa com procissão motorizada ás 10h, com a imagem da padroeira e benção dos veículos. Às 19h, missa na Matriz, celebrada pelo padre Dito, nos mesmos moldes das anteriores. Logo após, show de prêmios em frente a igreja e quermesse com comidas típicas.
Domingo, 15, dia oficial da festa, ás 9h, missa das pastorais e movimentos. Às 17h, missa solene celebrada pelo padre Inácio Pires e com procissão luminosa. Dessa vez, os noveneiros são os festeiros desse ano: José Sebastião e Artimira, Adilson, Regina e filhos e Douglas e Ivete juntamente com o padre e administrador da paróquia, padre Inácio.


0 comentários:

Postar um comentário