segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Ciclo de palestras "As várias faces da sociedade” no Inatel


Sem utilizar slides ou tópicos, foi por meio de um bate-papo quase informal que o sociólogo, historiador e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, Jair Marcatti conquistou a atenção do público em sua maioria formada por estudantes da área de exatas. O tema foi discorrido sobre Comunicação e mídia: A Era da Imagem.
A palestra aconteceu no auditório Aureliano Chaves, no Campus do Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, em Santa Rita do Sapucaí, em parceria com a Faculdade Católica de Pouso Alegre – FACAPA, sexta-feira dia 30 de agosto.
Na palestra, Marcatti, abordou temas relacionados à imagem e comunicação, fazendo paralelos e utilizando exemplos do passado, presente e projetando um possível futuro. Para ilustrar, contou um pouco da história da divisão do tempo e da dificuldade em se denominar o período atual. Segundo o estudioso, existem cerca de 60 conceitos apontados por pensadores sobre a era contemporânea, entre eles podemos destacar: sociedade do consumo, da informação, do espetáculo, do conhecimento, da tecnologia e por aí vai.
Entre todos esses conceitos, um único consenso: o mundo mudou. Essa mudança pode ser marcada no calendário por volta da década de 1950, final da II Guerra Mundial, quando as transformações começaram devido aos avanços tecnológicos surgidos na época que possibilitaram a difusão da televisão. Lembrando que a primeira transmissão televisiva do Brasil aconteceu em 18 de setembro de 1950, pela TV Tupi de São Paulo. O principal responsável pela transmissão foi o jornalista Assis Chateaubriand.
A TV ganhou ainda mais força, segundo Jair, por volta de 1969, com a ida do homem à lua e logo após, as eliminatórias da copa do mundo de 70. Cada acontecimento desse transmitido guinava a venda do aparelho.
Desde então, o hábito de assistir TV sofreu mudanças. O que antes servia para unir, hoje, individualiza. 
Outros temas foram utilizados para esboçar as mudanças comportamentais durante a palestra, entre eles: família, religião, preocupação com o corpo, valores morais, enfim, há uma infinidade de assuntos que passaram por transformações radicais com o passar dos anos. Em 1975 a lei do ‘desquite’ gerou muita polêmica e preconceito, hoje o professor conta que em um banco de dados pessoal, criado por meio de um questionário aplicado em seus alunos, chegou a 85% de filhos de pais divorciados.
Por fim, a imagem. Para entrar nesse assunto, Jair, usou exemplos engraçados com os quais se deparou em sua vida. Por mais estranho que possa parecer, a imagem tornou-se mais importante que a realidade. Nos dias de hoje a realidade é montada a fim de ser imortalizada numa imagem e mais nada
.A superficialidade com que os momentos são tratados e a individualização das pessoas, apesar de ser o ‘modelo’ de vida moderna, deixa uma lacuna fundamental: a falta de convívio. 

0 comentários:

Postar um comentário