segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Alunos de turismo apresentam um ‘novo olhar sobre o turismo de Paraíso’


A atividade proposta aos alunos do 1º ano de turismo da Escola Estadual ‘Antônio Eufrásio de Toledo’ foi apresentar à sociedade o turismo da região de maneira diferenciada. Foi montada uma exposição com imagens de pontos turísticos, fotografadas pelos próprios alunos, equipamentos utilizados para o turismo de aventura, como: barracas, motos, caiaques, bicicletas, roupas de caminhada e filmes projetados. Tudo isso em uma sala de aula estrategicamente localizada após o pátio como explica o professor Sérgio Henrique: “para os visitantes chegarem até ela, era preciso atravessar uma réplica da mata Atlântica. A floresta tropical de altitude, composta por sons, cheiros e caracterização específica ficou exposta no pátio”, conta ele.
Além de mostrar pontos turísticos muitas vezes desconhecidos na cidade, os alunos também atentaram para a importância da infraestrutura para receber turistas bem como o trabalho de preservação do meio ambiente.
Cerca de 200 pessoas prestigiaram o resultado do trabalho que ficou montado entre os dias 16 e 17 de agosto. Foram 30 dias de planejamento, cinco para a montagem e dois de exibição ao público. A exposição foi fruto do trabalho de 20 alunos, professores e voluntários.
            A coordenação ficou por conta do professor Sérgio Henrique, com apoio dos professores Flaviano Roque, Madeleine, Ana e demais funcionários do Ginásio.
            Para o professor Flaviano Roque o trabalho teve um resultado satisfatório, pois conscientizou não só os alunos, mas, também a comunidade: “nossa cidade possui muitos pontos e relíquias que poucos conhecem e que podem ser impactantes para o turismo de nossa região”, comenta.

            A disciplina de Turismo faz parte de um projeto da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, chamado ‘Reinventando o ensino médio’. Além de aumentar a carga horária do ensino médio, o projeto propõe um currículo mais integrado com o mercado de trabalho. Em vigor desde 2012 em Paraisópolis, o projeto dispõe de quatro opções: turismo, empreendedorismo e gestão e tecnologia da informação. 

0 comentários:

Postar um comentário