segunda-feira, 3 de junho de 2013

Reaproveitar óleo de cozinha usado é também ajudar o meio ambiente

Você sabia que um litro de óleo despejado na água, contamina um milhão de litros dela?
Pois é. Pensando nisso, os parceiros Edmilson dos Santos, Giovana e Paulo Lima se juntaram e criaram a CROU – Companhia de reciclagem de óleo usado. A empresa de Paraisópolis arrecada o óleo e encaminha para que outras empresas façam a purificação do produto. Após passar pela reciclagem, o óleo de cozinha é transformado em sabão, ração, biodiesel, resina, tinta entre outros.
Na atividade há seis meses, a CROU segue o exemplo de Cachoeira de Minas, que investe nesse tipo de ação. Em Paraisópolis chegam a ser recolhidos e reciclados em torno de 500 litros do produto por mês.
A iniciativa é a solução para o descarte feito de forma errada. Em muitas residências é jogado na pia ou diretamente na terra, prejudicando o meio ambiente. Agora, ao invés disso, você pode armazenar em garrafas e descartar no lixo reciclável ou se preferir ajudar o meio ambiente e também uma escola da cidade, basta doar o óleo para uma delas que a empresa compra. A verba é revertida para os próprios alunos.
Giovana conta que a empresa fará uma parceria com o SAAE – Serviço autônomo de água e esgoto. A partir disso, estuda-se a instalação de ‘ecopontos’, específicos para a coleta do óleo. Os locais funcionaram como as cestas de separação de lixo localizadas em alguns pontos da cidade.


0 comentários:

Postar um comentário