terça-feira, 18 de junho de 2013

Festa tradicional dá boas vindas ao frio em Gonçalves

As temperaturas começam a cair e para quem gosta do friozinho, nada melhor que se agasalhar e partir para as montanhas. Touca, cachecol e festa típica. É assim que o município de Gonçalves recebe você no inverno. A tradicional Festa Junina no ‘Espaço Kalevala’ abriu o calendário junino em grande estilo.
Uma mistura de características regionais e cultura finlandesa, a festa junina completa 19 anos em 2013. As atividades começaram durante o dia, no sábado, 1 de junho.
A comemoração teve início em 1995, quando a paulista Marianne da Silva Prado adquiriu o Sítio São João. Criada em comemoração ao Santo que deu nome ao sítio a festa foi crescendo e ganhando fama.
Dança das fitas, quadrilha, fogueira, terço na capela, comes e bebes, elevação dos mastros de Santo Antônio, São João e São Pedro, e claro o Labirinto, que atrai muita gente.
O labirinto passou a integrar a festa e enfeitar o sítio em 1997 e é aberto ao público. Feito de pedras mede 80 metros de comprimento. Marianne explica como funciona: “cada pessoa que entra acrescenta uma pedra na parede dele, portanto está sempre crescendo”. Há um único caminho para o centro e não tem como se perder, mas, quem participa, garante que a sensação de estar perdido.
A brincadeira faz parte de uma tradição. Essa e outras atividades, você encontra no Espaço Kalevala. Um local de meditação em meio a natureza.

O Sítio fica no Bairro Campestre em Gonçalves, e a festa é aberta ao público, paga-se apenas a consumação.

0 comentários:

Postar um comentário