segunda-feira, 3 de junho de 2013

‘Cordas da Serra’: Um sonho possível


O projeto ‘Cordas da Serra’ nasceu da necessidade de unir aproximadamente 40 alunos de violão e formar uma orquestra em São Bento do Sapucaí.
A ideia deu certo, pelas mãos e conhecimento do professor e maestro André Pantera. Isso em 2009. Hoje, a equipe é formada por 60 alunos com idade entre oito e 18 anos.
Por traz da beleza do som que os meninos fazem, existem alguns problemas camuflados e pouco evidenciados. O grupo, quatro anos depois de fundado ainda não possui sede própria e vive de forma nômade. Em um ano, o ‘Cordas’ passou por quatro espaços diferentes: “esse caráter cigano prejudica a credibilidade”, conta André, preocupado com o rumo do projeto. “Muitas pessoas se negligenciam, se omitem da responsabilidade”, destaca ainda.  
Outra dificuldade é com relação ao apoio financeiro. Cerca de 30% dos componentes da orquestra são de baixa renda e a luta por recursos básicos para a sobrevivência no grupo dessa parcela de músicos é constante. Acessórios mínimos para uma boa atuação, salário da equipe que trabalha de forma voluntária e possuem reconhecimento financeiro mínimo. Para o professor idealizador, o ‘Cordas’ infelizmente tem os dias contatos: “ele vai acabar”, desabafa Pantera.
Para André, o sonho de levar a orquestra adiante é totalmente possível: “não é utópico”, esclarece. “O incrível é que sem apoio, sem salário e sem violões eu consegui fazer um menino de 13 anos ir ao maior concurso de violão clássico do Brasil e tirar o terceiro lugar”, conta orgulhoso. “A questão pedagógica é impecável mesmo o projeto despencando na questão estrutural”, garante André.
Apenas com o vídeo de apresentação da orquestra, denominado ‘120 cordas’ o grupo ganhou um prêmio da TV Cultura em 2011 num festival de curta metragem: “Concorremos com produtoras que fazem comercial da Nike”, lembra o maestro. (o vídeo pode ser acessado no youtube).
Sabe qual a regra básica da escola? Dar um abraço no professor quando chegar e antes de ir embora. “Por que não resgatar essas manifestações de carinho que hoje estão tão escassas?”, questiona André. “Eu uso esses ganchinhos pra inserir esses valores que humanizam as pessoas.
O ‘Cordas da Serra’ é um projeto acima de tudo, de educação. Qualidade e talento musical, os meninos têm. Reconhecimento, nem se fala. O projeto social ou escola de música possui inúmeras denominações possíveis, mas com certeza a que melhor define o trabalho desenvolvido em São Bento do Sapucaí, é sonho.

Para fazer parte desse sonho você também e contribuir à sua maneira, entre em contato com André Pantera, precursor da ideia pelo telefone (12) 97953015 ou com o Lucas, coordenador do projeto pelo e-mail: lucas_winther@hotmail.com. Dê a oportunidade das canções do ‘Cordas’ ultrapassarem a barreira das serras. 

0 comentários:

Postar um comentário