segunda-feira, 3 de junho de 2013

Comunidade se prepara para confeccionar o tapete de Corpus Christi em Paraisópolis


Já começaram os preparativos para a tradicional procissão de Corpus Christi que acontece no dia 30 de maio em Paraisópolis. O tapete confeccionado no trajeto será de papel, diferente dos anos anteriores que eram criados a partir de pó de serra, materiais recicláveis e até agasalhos.
A equipe composta por artistas, catequistas e crismandos, componentes do TLC, Comunidade Betel, voluntários, entre outros, irão pintar 1150 metros de tapete. Para isso, a equipe de organização solicita não só a presença de ajudantes como também a doação de pincéis, esponjas, rolinhos de pintura, tintas, latas, roupas velhas, corantes, entre outros itens que possam contribuir na empreitada. O material pode ser entregue no salão paroquial ou mesmo no dia 30, em frente ao ‘Supermercado Confiança’. A Prefeitura Municipal também contribuiu na aquisição de material.
José Carlos Teixeira Faria, membro da organização, explica que os setores já estão divididos: “escolha onde quer ajudar e procure o responsável. Estaremos lá após as 5 horas da manhã”, lembra.
Ele pede também a colaboração dos moradores do percurso: “este ano o tapete será de papel e se o veículo passar sobre o mesmo com tinta, vai rasgá-lo”, explica. As ruas serão fechadas às 22h do dia 29, quarta-feira e o pedido é para que deixem os carros fora da área do tapete.
A tradição ficou esquecida por quase 10 anos e foi resgatada em 2011 pela Comissão Organizadora, Pastoral da Crisma e Prefeitura Municipal. A exuberância dos tapetes e o entusiasmos dos voluntários chamou a atenção da imprensa e no ano passado foi tema de reportagem na EPTV. A relevância cultural do evento fez do Tapete de Corpus Christi, Patrimônio Cultural Imaterial por meio de uma lei municipal em 2012.
Os voluntários também podem contribuir servindo café aos jovens, artistas e catequistas que estarão trabalhando no dia para a realização do evento. Serão cerca de 500 envolvidos. Cada membro ou participante da procissão pode contribuir também levando 1 kg de alimento não perecível que será doado para famílias carentes atendidas pela Comunidade Betel.
Se tudo correr dentro do previsto, o tempo não irá atrapalhar a execução dos trabalhos. A previsão é de sol e aumento de nuvens no período da manhã, mas, a chuva só cai na parte da tarde e à noite.
            A missa será celebrada ás 16h.



0 comentários:

Postar um comentário