segunda-feira, 25 de junho de 2012

A terra de São Pedro prepara mais uma festa



Após completar 88 anos de emancipação política e comemorar em grande estilo, Cachoeira de Minas engata mais uma programação festiva, a Fogueira de São Pedro, nos dias 29 e 30 de junho.
Para aquecer o primeiro dia, um ‘Encontro Regional de Quadrilhas’, apresentação da ‘Orquestra Mineira Extremamente Caipira’ e show com André e Alexandre.  No dia 30, o ascender da fogueira acompanhado da queima de fogos acontece no ápice da noite, juntamente com os shows de Leandro e Mailson, Leonardo Araújo e a dupla sertaneja César e Paulinho.
            Todos os anos centenas de pessoas acompanham a queima da maior fogueira feita de lenha do Brasil. A manifestação cultural representa a cultura, o folclore e a religiosidade do município, já que na data é celebrado o dia de São Pedro.
A história diz que o evento teve início no final da década de 60, como cumprimento de uma promessa. Hoje a festa é tradição e, mesmo após a morte de seu fundador, continua sendo realizada todos os anos pelos chamados ‘festeiros’. Fazia parte da tradição, aumentar o tamanho da fogueira, mas por motivo de segurança as lenhas empilhadas sobem em torno de 30 metros.
A festa parou de crescer apenas na metragem da fogueira. Realizada há 51 anos, de acordo com o encarregado de Cultura e Turismo da cidade, Fábio Leme, a expectativa é que a edição desse ano receba cerca de 40 mil pessoas no Pátio da Fogueira.
Melhorias estão sendo feitas para melhor atender o público como explica Fábio: “todo um projeto de sinalização turística começou a ser implantado nesse mês, com mais de 400 placas, todas com a logomarca "Terra da Fogueira"”, afirma.
Empolgado, Fábio também lembra que serão construídos dois portais nas entradas da cidade, com a Fogueira de São Pedro. O projeto é de autoria da arquiteta Cláudia Cunha.
Ainda remetendo a festa, esse ano, será preparado um "dossiê do registro da Fogueira": “é uma espécie de tombamento como parte integrante do patrimônio histórico e cultural do município”, conta Fábio. Em parceria com a Agência dos Correios, será lançando mais um selo comemorativo da Fogueira.
Se você está pensando em visitar Cachoeira, corra. Segundo Fábio não há vagas em hotéis e pousadas há mais de quatro meses: “Cachoeira vive intensamente o mês de junho como "alta temporada" para o setor turístico e a Festa da Fogueira é nossa maior vitrine”, comenta.

0 comentários:

Postar um comentário