sábado, 9 de junho de 2012

População se adéqua a coleta seletiva em Paraisópolis



Após 18 nos em atividade, o lixão do município localizado no bairro dos ‘Carneiros’ será desativado e a população começa a se adequar as novas regras da coleta seletiva.                                                              
A partir de agora os resíduos descartados pela população tem destino correto, atendendo as normas ambientais e solucionando os problemas de saneamento.
 No lixão pouca coisa era reaproveitada, mas ainda assim, parte da população já fazia a separação dos rejeitos, como é o caso da residência de Amanda Goulart. Ela conta em sua casa sempre foi feita a separação dos resíduos mesmo quando isso não era uma exigência: “para nós nada mudou, sempre tivemos essa iniciativa, não custa nada pra gente, mas faz diferença no meio ambiente”, explica ela. 
Quem tem criança em casa precisa ficar atendo. O que antes era ‘opcional’ hoje é regra. Graziele Dias é mãe de duas crianças e diz que eles aprenderam rápido: “nos primeiros dias eu queria colocar uma plaquinha indicando o que era cada um, mas agora quando esquecem perguntam”, conta.  Para ela quanto mais cedo tiverem essa consciência melhor será o futuro deles.
Dayane Barros é estudante de biologia e também já mantinha esse hábito em casa e no trabalho: “o que mudou é que agora colocamos o lixo em dias diferentes”. Ela conta que já tinha dois lixos distintos na cozinha e não vê dificuldade alguma na adaptação de quem não costumava fazer a separação: “é simples, só colocar no respectivo local”.
 O projeto da criação da UTC – ‘Unidade de Triagem e Compostagem de Lixo’, em Paraisópolis faz parte do programa ‘Minas sem lixões’, desenvolvido pelo Governo do Estado.                                        
A obra foi inaugurada no dia cinco de maio e a construção da usina recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Gonçalves que também terá o lixo encaminhado para a UTC. 

0 comentários:

Postar um comentário