segunda-feira, 25 de junho de 2012

Aves de Gonçalves: Exposição de fotografias



Observação de pássaros pode contribuir para a preservação ambiental

A paixão por registrar aves começou há dois anos, quando Vinicius Pontello passou a observar com atenção os pássaros que frequentavam a fazenda da família, em Gonçalves. A fotografia também sempre despertou entusiasmo. Vinicius é veterinário por profissão, segurista por opção e fotógrafo nas horas vagas.
O interesse fez com que ele encontrasse pessoas que compartilham desse hobby. Foi assim que conheceu a atividade de ‘Observar Aves’, mundialmente praticada e que no Brasil, segundo maior país em diversidade de aves, encontrava seus primeiros adeptos.
Além que conhecer ‘passarinheiros’ mundo a fora, Vinicius conta que passou acompanhar sites especializados, roteiros e guias nesse seguimento. Ele visitou diversos lugares em busca de ‘modelos fotográficos’, no Vale do Paraíba, mas foi em Gonçalves que seus olhares se fixaram. Ele explica que o local abriga diversos ambientes, desde a ameaçada floresta de araucária como os campos de altitude, algumas planícies e campos mais baixos: “a possibilidade de encontrar um grande número de espécies é muito provável e só o aumento de “passarinhadas” (saída fotográfica ou para observar aves) e de passarinheiros é que conseguirá mostrar isso”, conta entusiasmado.
A região montanhosa de Gonçalves e o clima fazem do caminho, uma paisagem de araucárias. Nesse sentido, o passarinheiro teve contato com o trabalho de levantamento de fauna das matas de araucária na região: “só neste trabalho em um ambiente especifico foram registradas mais de 200 espécies”, afirma.
Essa paixão em comum uniu Vinicius ao conhecedor da Mata Atlântica, guia de BirdWatching Rafael Fortes.
A oportunidade de expor os registros de ambos surgiu e foi elaborada uma programação voltada a observação de aves durante o 3° Festival de Inverno de Gonçalves com direito a exposição, bate-papo e passarinhada. Vinicius diz que o objetivo é fomentar o turismo ecológico de ‘Observação de Aves’, mostrar as riquezas e a biodiversidade da região, incentivar a preservação ambiental e alertar da importância da floresta de araucária e o risco de extinção. Para ele a cidade tem tudo para se tornar referência na atividade.
Os dois colegas envolvidos no evento são membros do COAVAP – Clube dos Observadores de Aves do Vale do Paraíba. A atividade é uma forte ferramenta de conscientização e preservação ambiental. Eles contam com a colaboração de Isabel Lira, passarinheira e dona da pousada Bicho do Mato.
Vinicius acredita a ação sensibiliza as pessoas e mostra a fragilidade e vulnerabilidade dos pássaros com relação ao homem: “ave na gaiola não canta, ela lamenta”, repete o bordão muito usado no meio.
A programação de ‘Observação de Aves’ será de dois finais de semana. Nos dias 23 e 24 terá apenas a exposição. Já nos dias 30 de junho e primeiro de julho, além da exposição, um bate-papo sobre as aves, os tipos de mata que agregam a região e a prática do Birdwatching.  E no domingo logo cedo uma passarinhada guiada pelo Rafael na Pousada Bicho do Mato.

0 comentários:

Postar um comentário