segunda-feira, 25 de junho de 2012

Futebol Americano ganha força em Pouso Alegre



Atividade de lazer que virou coisa séria

Criado para ser uma atividade de lazer, o time de futebol americano de Pouso Alegre agora integra o Campeonato Mineiro do esporte, o ‘Minasbowl’. Os ‘Gladiadores’ surgiu graças a paixão de três amigos que acompanhavam o esporte norte-americano e viram o interesse pela modalidade dar os primeiros passos no país do futebol.
Criado em março de 2010, o time realizou o primeiro treino na presença de 25 atletas. Hoje a equipe é composta de 40 jogadores na categoria adulta e a intenção é alcançar o número de 60 integrantes.
O Minasbowl teve início no dia 31 de março, com partida disputada em Belo Horizonte entre o ‘Minas Locomotiva’ e o ‘Ipatinga Tigres’. A estréia dos Gladiadores foi no dia primeiro de abril, em Uberlândia, contra a equipe do Lobos. No dia 10 de junho o ‘Minas Locomotiva’ sagrou-se campeão do torneio no jogo contra o ‘Uberlândia Lobos’.
Foram realizados três jogos em Pouso Alegre, sendo que todos eles tiveram como palco o estádio do ‘Manduzão’. A média do público foi de 400 pessoas por jogo, chegando a 800 na partida contra o ‘Minas Locomotiva’, válida pelo 1º turno.
Nas partidas realizadas em Pouso Alegre a entrada foi gratuita. Segundo a diretoria, a intenção é primeiramente divulgar o esporte até então, pouco conhecido na região. De acordo com o assessor de imprensa Tulio Felippe Xavier Januário não é descartada a cobrança de um ingresso social: “como doação de alimentos, roupas e brinquedos, para que possamos ajudar algumas instituições”, explica.
Para o técnico Vinicius Menezes, apesar dos resultados negativos na competição, considera que os Gladiadores foi a equipe que mais evoluiu: “era a caçula em relação às outras três equipes, com muito mais experiência e vivencia do jogo”, afirma.
O time que fez seu primeiro amistoso contra o Santos Tsunamis na Baixada Santista “no-pads” (sem equipamentos), como lembra o técnico, evoluiu após a participação em jogos oficiais e avisa: “com o fim do campeonato, pretendemos fazer esse tour de treinamentos, e um tryout, (seletiva),  no vocabulário do futebol, uma peneira, para selecionar cerca de 20 pessoas para o elenco dos Gladiadores”.
            Essa seleção será feita no fim de julho e os interessados não precisam saber jogar, e nem ter porte atlético: “o futebol americano é o esporte mais inclusivo que existe, mesmo aqueles mais baixinhos, ou os mais magrinhos, assim como os mais altos ou os mais gordinhos ou fortinhos tem vez, pois dentro de uma equipe, todas essas características físicas são necessárias”, explica o Vinicius.
Os treinos são realizados no campo na Univás as terças e quintas-feiras das 19:30h e nos sábados às 14h. Os idealizadores do time são os amigos: Mateus Esperança, Jonathas Silva Coelho e Raffael Amaral Loredo.

0 comentários:

Postar um comentário