terça-feira, 10 de julho de 2012

Coordenador da Banca Examinadora do DETRAN visita Paraisópolis e elogia trabalho da auto-escola



Paraisópolis recebeu a visita do Delegado Corregedor de Polícia Civil, Pedro Henrique Rabelo Bezerra que é também Coordenador da Banca Examinadora do DETRAN, na área da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com sede em Itajubá. A vista aconteceu durante a realização de exames práticos para obtenção da CNH. A comarca de Paraisópolis atende alunos das cidades de Consolação, Sapucaí Mirim e Gonçalves e é subordinada à Itajubá que atende outros 14 municípios.
Para o delegado Dr. Pedro Henrique a vinda da banca para Paraisópolis foi um ganho para o município e para as cidades vidinhas. Desde agosto de 2009, os candidatos a motoristas evitam o desgaste da viagem que interfere muitas vezes no equilíbrio emocional do aluno. Ele afirma que esse deslocamento não é privilégio para Paraisópolis e nem uma obrigação para a banca, e sim uma necessidade, já que devido a demanda o município é referência para outras cidades.
Na ocasião o Dr. Pedro Henrique ressaltou a importância da seriedade dos trabalhos realizados pela auto-escola São José, responsável pela preparação dos candidatos, que completa 12 anos no mês de julho. Para reforçar a responsabilidade das auto-escolas, ele aproveita para explicar a nova resolução do DETRAN, que entrará em vigor em breve: “será implantado um índice de aprovação mínima para que a auto-escolas continuem exercendo o serviço de instruir os alunos a serem habilitados. Estabeleceu-se um limite mínimo 60% de aprovação na prova teórica e na prova prática ainda não foi definido”, explica. Para ele essa nova regra redobra a preocupação das auto-escolas na preparação dos alunos.
A não adequação às novas regras pode acarretar advertências, suspensões e até a cassação da licença anual. O delegado acredita que será uma via de mão dupla: “o aluno terá mais confiança na auto-escola que o prepara, pois o mau desempenho dele irá refletir na própria empresa, já o bom desempenho, beneficia ambos”, afirma. 
Um questionamento comum entre os alunos com relação ao exame é: Por que o aluno não é avaliado diariamente durante as aulas? O delegado responde: “Logística”. Ele explica que conta com apenas seis examinadores o que inviabiliza a presença diária para acompanhamento dos alunos. Apesar disso ele concorda que o fator psicológico é quase sempre decisivo e a tensão torna-se uma inimiga durante a prova.
O Tenente Diego Marchena Valote, acompanhou a visita e com base em sua atuação diária na Polícia, afirma que a falta de responsabilidade dos condutores com as normas de trânsito é o principal fator causador de problemas: “os alunos absorvem o conhecimento, mas não colocam em prática”, explica ele. Valote lembra ainda que após ser aprovado na prova prática, o novo motorista ainda não tem a carteira de habilitação, mas sim uma permissão para dirigir e deve ficar atendo as normas de trânsito. 

0 comentários:

Postar um comentário