terça-feira, 10 de julho de 2012

Ministro da Saúde credencia oncologia em Pouso Alegre




O Ministro da Saúde Alexandre Padilha esteve em Pouso Alegre e realizou o credenciamento do centro de tratamento de câncer. O centro fica no Hospital das Clínicas Samuel Libânio da Universidade do Vale do Sapucaí. O hospital é referência em saúde para 54 municípios da região, chegando a 1,2 milhão de pessoas, de acordo com o médico e reitor da Univás Fêlix Carlos Ocáriz Bazzano.
A unidade foi reestruturada para atender às normas exigidas pelo Ministério da Saúde há dois anos, mas somente agora o funcionamento foi liberado.
Em funcionamento desde segunda-feira, dia 11, estima-se que o centro consiga atender em média 350 pessoas por mês até o início do ano que vem. Esse número pode ser ampliado para até 1.050 atendimentos mensais.
Atualmente os centros mais próximos à Pouso Alegre para realização dos tratamentos são: Varginha, Poços de Caldas, Passos e Belo Horizonte. Agora os pacientes deixam de viajar até 300 km para se tratar.
O credenciamento permite que parte dos recursos federais sejam destinados ao tratamento do câncer. Na prática serão cerca de R$ 3,2 milhões direcionados para a oncologia de Pouso Alegre. Esse valor permitirá, por exemplo, a realização de 40 quimioterapias diárias no centro.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, o governo pretende interiorizar o tratamento do câncer no país, onde hoje são realizados 30 milhões de procedimentos por ano e lembra que O Brasil é o único país a montar 80 novos centros de radioterapia em um período de três anos, até 2014.
A assinatura oficial aconteceu no Anfiteatro da unidade central da Univás. Estiveram presentes na cerimônia o ministro da Saúde Alexandre Padilha, o prefeito Agnaldo Perugini, o reitor da Univás Félix Bazzano, o presidente da Fundação do Vale do Sapucaí (FUVS) Sinval Caputo, a secretária de Saúde Rosa Nascimento, o deputado federal Odair Cunha, o deputado estadual Ulysses Gomes, demais autoridades e prefeitos de algumas cidades da região.


0 comentários:

Postar um comentário