quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mutirão de castração acontece pela 3º vez em Gonçalves

O projeto de castração de cães e gatos fêmeas acontece por meio de uma parceira entre a Prefeitura de Gonçalves, a ONG Resgate quatro patas, voluntários e uma veterinária responsável, Juliana Patrícia.
Os procedimentos são realizados uma vez por mês e divididos por bairros, começando pelos bairros mais carentes em que os animais tenham sido resgatados das ruas.
São castrados em média 20 animais por dia e o programa prevê que até o final do ano cerca de 100 castrações sejam realizadas no município.
O próximo mutirão será no bairro Córrego da Foice no dia 23 de outubro a partir das 9 horas e tem previsão de término para ás 19h. As duas primeiras edições do projeto aconteceram no dia 28 de agosto e 25 de setembro.
A ONG ‘Resgate Quatro Patas’ auxilia oferecendo material explicativo sobre o procedimento, o pré e pós operatório, assim como voluntários, no dia castração para auxiliar no cuidado dos animais ao voltarem da anestesia e tarefas secundárias.
A castração é custeada pela Prefeitura de Gonçalves, assim como toda a logística de inscrição, agendamento, escolha e limpeza do local. O funcionário responsável por essas atividades é Geraldo Cotinha que auxilia em toda a parte burocrática.
De acordo com a presidente da ONG, Thaynara Siqueira, a castração por mutirão é muito mais eficaz, por conta da logística e custos, e o animal fica bem menos estressado, pois o dono o espera desde a hora de entrar na cirurgia até a hora que a veterinária o libera para ir para casa.


0 comentários:

Postar um comentário