segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Alunos da IFSULDEMINAS visitam produção de aguardente em Paraisópolis


Na manhã do dia 11 de outubro, 43 estudantes de agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Campus Inconfidentes visitaram as instalação da Pinga Amélia em Paraisópolis. A visita técnica foi monitorada professores José Luiz A. R. Pereira e Lúcia Ferreira.
Os estudantes foram recebidos por Nádia Braga e a visita foi dividida em três etapas. Na primeira foram acompanhados no campo pelo técnico Gerson R. da Silva, gerente de produção agrícola e ex aluno do instituto, antiga EAFI. Na oportunidade os alunos que cursam o segundo ano, puderam conhecer as lavouras de cana recém plantadas, o viveiro secundário de mudas de última geração, tratos culturais para cana, soca, adubação e cultivo.
Na segunda parte, conheceram o setor de fabricação, a visita foi dirigida por José Maria de Faria (Diretor do Setor Agrícola e de Produção. Ele demonstrou o equipamento de engenho, máquinas processo de descarga, moagem, filtragem do caldo, fermentação, destilação controle de qualidade e armazenamento.
 Na terceira e última etapa da visita, foi no setor de envasamento, acompanhados por João Vianney Faria (Diretor do Setor de Envasamento) e Carlos Antônio Pereira (supervisor de Envasamento) onde puderam conhecer as instalações, as máquinas e equipamentos, bem como conhecer o processo de lavagem de litros/garrafas, envase, rotulagem, selagem armazenamento e despacho.
Durante a visita foram esclarecidas dúvidas dos alunos como: adubação, controle de pragas e doenças, programação e manejo de variedades, logística agrícola, administração, mensuração de resultados e a integração do cultivo, produção de cachaça, envasamento, finanças e RH.
Para finalizar, alunos, professores, os responsáveis pelos setores visitados e o Diretor de Finanças e RH Joaquim Antonio de Faria participaram de um bate papo.

A empresa Três Jotas Indústria de Aguardente Ltda foi escolhida como exemplo na produção principalmente devido à experiência. São quatro gerações que acumulam quase 100 anos de mercado. 

0 comentários:

Postar um comentário