quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Apicultura de Gonçalves explica a importância da preservação das abelhas


Há cerca de três anos, Érica Barros, formada em turismo e hotelaria pela Faculdade de São Lourenço, decidiu estudar a vida das abelhas. No início as pesquisas foram apenas para satisfazer a curiosidade já que esses animais apareceram para ela em um sonho. Érica, na época morava em São Lourenço e buscava iniciar no mercado de trabalho. A ideia era não ficar presa a serviços burocráticos e sim buscar algo alternativo. “Não sabia nada sobre elas. Pesquisei na internet sobre o tema e logo me encantei, ainda mais por ficar sabendo que as abelhas estavam desaparecendo no mundo inteiro”, lembra ela.
Apaixonada pela vida das abelhas, ela expôs suas ideias para alguns amigos da faculdade que prontamente uniram forças e deram início ao projeto de criação desses animais: “montamos um apiário com 12 caixas em na zona rural de Baependi, no Vale do Gamarra, localizado no entorno do Parque Estadual Serra do Papagaio. Viramos apicultores”.
No início criaram as ‘Apis mellifera’. O tipo mais comum, popularmente como africanizada ou européia. Essa espécie foi sendo introduzida no Brasil pós descobrimento pelos ingleses, espanhóis e portugueses.
No decorrer das pesquisas, cursos, congressos e seminários, e cada vez mais inserida nos contexto, Érica descobriu a existência de outras espécies de abelhas, como por exemplo, as abelhas indígenas sem ferrão. São nativas e também conhecidas como ASF (Abelhas Sem Ferrão). De fácil manejo, a criação dessa espécie não ex altamente medicinal.
A atividade que engloba a criação e manejo de ASF é chamado de MELIPONICULTURA: no Brasil há mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão e hoje meu trabalho está mais focado nelas”. Uma curiosidade interessante é que o mel da Jataí tem comprovadamente o poder de paralisar e até mesmo diminuir a catarata.
 Todas as abelhas que Érika cria são nativas da Serra da Mantiqueira como: tubunas (Scaptotrigona bipunctat), Jatais (Tetragonisca angustula), Mandaçáias (Melipona Quadrifasciata), Guaraipo ((Melipona bicolor) e Mirins (Plebeia droryana).
A criadora explica que hoje passamos por um processo chamado Colony collapse disorder (CCD) que trata seriamente das causas do desaparecimento desses insetos: “em abelhas não há polinização e sem polinização não há frutos, sem frutos, não há alimento, sem alimento o ser humano morre”. Ela cita como exemplo disso o que Einsten disse em uma entrevista: “se as abelhas desaparecerem por completo da terra restarão apenas quatro anos de vida para o ser humano”. Esses insetos acompanham o homem desde o início da historia da humanidade, eram veneradas pelos egípcios e pelos gregos como mostram as descobertas arqueológicas: “foi sabendo disso tudo que não tive dúvidas que queria exercer a atividade da apicultura”, diz. 
No dia três de outubro foi comemorado o dia delas e a melhor época do ano para capturas de abelhas é a primavera. A atividade segue leis do IEF e qualquer um pode fazer até 50 enxames. Os trabalhos desenvolvidos nessa área dão sequencia aos estudos iniciados por Paulo Nogueira Neto, conhecido como o pai da apicultura.  

Quem tiver interesse em conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos apicultores, basta entrar em contato pelo telefone (35) 9898 8166.

0 comentários:

Postar um comentário