segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Um sábado em contato com a natureza em Paraisópolis


A forte chuva de sexta-feira não persistiu e no sábado o bom tempo tornou viável a realização da 1ª caminhada ecológica realizada pela equipe de aventura ‘Radicais Livres’, em Paraisópolis.
Dez pessoas, entre jovens, adultos e crianças, guiados pelo instrutor Sérgio Ronaldo e orientados pelo bombeiro Francisco Dimas fizeram o trajeto conhecido como caminho das águas. Foram cerca de três horas de caminhada passando por pontos com diferentes dificuldades. Além de mata, pedras e água, o grupo passou por cavernas e grutas.
O passeio reuniu famílias em uma manhã agradável. Pai e filha, Valdecir de Souza e Amanda Bernardes aproveitaram a oportunidade para se aventurarem juntos. Amanda conta que apesar de cansativo, vale muito a pena fazer o percurso: “a paisagem é maravilhosa e nos locais mais difíceis o bombeiros nos ajudava”. 
O mau tempo do dia anterior impediu que a caminhada seguisse até o pico do Machadão localizado no parque ecológico ‘Brejo Grande’. O percurso é feito em alguns trechos dentro do rio, que devido a chuva, estava com o nível de água acima do comum. O ponto final foi a barragem da reserva que abastece a cidade.
Felipe Costa, instrutor da ‘Radicais’ auxiliou paralelamente a trilha: “eu fui pela estrada, aguardei o grupo em alguns pontos pro caso de alguém não aguentar subir e também para verificar as condições de alguns trechos mais críticos”, explica.
Não há excursões programadas, mas, qualquer pessoa pode agendar a caminhada e contar com o apoio da agência.



0 comentários:

Postar um comentário