segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Início do período de chuvas acende sinal de alerta contra a dengue

O período de maior ocorrência de chuvas compreende o período que vai de outubro à março e é nesse período que o mosquito da dengue (Aedes aegypti), se proliferam com mais facilidade. O cenário ideal é em recipientes onde se acumula água limpa e parada.
No início do ano, Minas Gerais viveu a última epidemia. Foram milhares de casos registrados e dezenas de mortes causadas pela doença. Os números de óbitos superaram 2011 e 2012.
Em Paraisópolis, município onde o índice de focos é extremamente baixo, algumas situações começaram a preocupar o Setor de Vigilância Ambiental em Saúde. Centenas de terrenos abandonados pelos proprietários dificultam o trabalho de fiscalização e tornam iminente o risco das larvas virarem mosquitos transmissores da dengue.
O último foco encontrado na cidade foi em julho deste ano, em uma armadilha localizada na Rua Pouso Alegre. O inseto foi localizado em uma armadilha e em seguida foi realizado o tratamento no raio de trezentos metros do local.
Diversas ações são realizadas pela Vigilância Ambiental em Saúde com intuído de evitar o aparecimento do mosquito na região. É feita uma pesquisa por amostragem em 10% dos imóveis do município três vezes ao ano, denominado levantamento de índice. Semanalmente é feita também uma pesquisa nas armadilhas espalhadas pela cidade. E em todos os pontos estratégicos quinzenalmente.
Carlos Alberto Venésio Gomes, do Setor de Vigilância Ambiental em Saúde, pede a colaboração da população para manter Paraisópolis longe da doença, eliminando os possíveis criadouros do mosquito e locais que acumulem água parada: “que cada um de nós faça sua parte, para que se mosquito chegar, não encontre onde depositar seus ovos”, explica.

As principais dicas são: Não jogar e acumulando lixo a céu aberto ou em terrenos baldios; pratos de plantas e bebedouros de animais domésticos sempre lavados com bucha ou escovados semanalmente; não levar vasos de flores para o cemitério que acumulem água; verificar se as calhas e lajes não estão acumulando água por muito tempo.

0 comentários:

Postar um comentário