terça-feira, 2 de abril de 2013

Câmara avalia qualidade de bloquetes em ruas de Paraisópolis



O município de Paraisópolis recebeu durante o ano de 2011, duas verbas para efetuar a troca do calçamento de algumas ruas de paralelepípedos por bloquetes, sendo uma federal e uma estadual.
Após indícios de irregularidades, no dia 22 de março de 2012, foi montada uma comissão especial parlamentar, resolução nº 341, formada pelos ex vereadores Antônio Geraldo Tavares Matias, José Carlos Teixeira Faria e Antônio Milton Cardoso, destinada a proceder ao levantamento e análise dos fatos e documentos referentes às obras de calçamento.
A comissão fez o levantamento de dados e detectou fortes indícios de irregularidades nas obras, o que poderia caracterizar improbidade administrativa e dano ao erário público.
O ex prefeito Sérgio Bizarria, discorda do resultado e justifica: “nós fizemos aproximadamente 20 mil m² de calçamento o que equivale a 260 mil unidades de bloquete. Se você olhar, não vai encontrar 1% de pedras quebradas”, afirma.
Nós recebemos duas verbas, uma de 500 mil reais destinada a troca dos paralelepípedos do centro da cidade por bloquetes e outra verba também no valor de 500 mil reais para fazer o mesmo na Rua 7 de setembro e Capitão Antônio Augusto de Almeida. E assim foi feito de acordo com a licitação.
Com relação aos que foram detectados com rachaduras, Sérgio diz que precisa ser averiguado: “para executar a obra, o projeto previa a compra de bloquetes de 35 MPa, após adquiridos, eram selecionados pelo menos 10 e encaminhados para análise em Itajubá”. De acordo com ele, a análise foi feita em vários lotes e em todos, o resultado foi de no mínimo 35 MPa como exigido na licitação. Esse número determinado significa a resistência da pedra. Sérgio ainda diz que não pode garantir a qualidade de todas pedras mas, que de acordo com a análise feita aleatoriamente, todos os resultados atestam a qualidade.
Em algumas ruas, nota-se a separação dos blocos o que segundo ele é normal devido ao tráfego de veículos: “a média é de 1 cm de vão quando assentados, porém a medida que os carros passam afastam um pouco mais o que gera muitas vezes um atrito”. Outro fator importante que pode ter contribuído para algumas rachaduras foi o tempo que a areia ficou sobre as ruas: “tirou-se a areia antes do tempo”.
De acordo com a comissão, os serviços contratados foram realizados com qualidade e materiais utilizados inferiores ao padrão normal e apontaram ainda outros itens em desacordo com o previsto.
O relatório à Presidência da Mesa Diretora, porém a leitura do resultado do levantamento de dados só foi efetuada no dia quatro de março de 2013, na 9ª sessão de Câmara, mas a documentação foi entregue no dia 15 de dezembro de 2012, sábado, e protocolada no dia 17 de dezembro, segunda-feira, dentro do prazo previsto que compreendem 180 dias, prorrogáveis por mais 180.  A prorrogação foi aprovada por sete votos e assinada pela atual prefeita Sílvia Renata Teixeira, na época, presidente da Câmara.
A Câmara encerrou suas atividades no dia 10 de dezembro, não sendo possível concluir os trabalhos na gestão passada. A leitura do relatório aguardava a adaptação dos novos vereadores em 2013, bem como a o início das atividades da assessoria jurídica, hoje feita pelo advogado Tuany Pereira Custódio
O departamento de Engenharia da Prefeitura tomou conhecimento dos problemas encontrados e o departamento jurídico notificou as duas empresas responsáveis pelas obras: ‘Sebastião Ronaldo de Souza Ferreira Com. Ltda’ e ‘José Francisco Viana Com. Ltda.’ A carta foi enviada no dia 11 de março e o aviso de recebimento ainda não retornou. Após a devolução, as empresas terão 20 dias úteis para tomar uma posição. De acordo com o contrato de licitação, a empresa contratada deve garantir a solidez e segurança da obra por cinco anos.
A Câmara Municipal ainda não se manifestou sobre o resultado da apuração. Dentre as opções que podem ser adotadas a Câmara pode instaurar uma CPI, encaminhar ao Ministério Público ou caso não vejam necessidade optar apenas pela leitura do relatório. 

0 comentários:

Postar um comentário