segunda-feira, 4 de março de 2013

Lixo que vale muito



Você separa seu lixo entre orgânico e reciclável, não é mesmo? A Escola Municipal ‘Bueno de Paiva’, em Paraisópolis, separa cada tipo de embalagem em uma brigada específica. A ação faz parte do projeto realizado com os alunos através do ‘TerraCycle’.
O ‘TerraCycle’ é um programa que prevê a conversão de resíduos em novos produtos e a arrecadação dos mesmo é revertida em benefícios para as escolas participantes.  
O Bueno de Paiva integra o time das escolas sustentáveis desde 2011. Todos os anos, os alunos são divididos em quatro equipes, duas de manhã e outras duas no período da tarde. Cada um deve cumprir uma meta estabelecida. Durante o ano todo, as crianças arrecadam diversas embalagens como: salgadinhos, congelados, chocolates, sucos, bolachas entre outros. Cada categoria faz parte de uma brigada de separação identificada por cor.
A diretora da escola Ana Lázara conta que das ruas ao próprio pátio da escola, a redução de lixo é notável: “tem criança que traz uma sacolinha e vem recolhendo lixo pelo caminho”, comenta.
No primeiro ano de participação, em 2011, os itens arrecadados e enviados foram revertidos no aluguel de uma cama elástica para as crianças. Já em 2012, o projeto recebeu adesão dos pais e a mobilização foi expressiva. As embalagens arrecadadas foram convertidas em verba para o aluguel de um parque inflável, contendo cinco brinquedos. O projeto rendeu à escola no ano passado, o 3º lugar entre os 10 melhores times do Brasil e uma medalha de bronze.
Esses benefícios são para todos os alunos da escola, já a equipe vencedora recebe um prêmio a mais. Em 2011 foi um picnic e em 2012 assistiram a uma peça de teatro na Escola Estadual ‘Eulália Gomes de Oliveira’.
Além desse projeto, o Bueno mantém o ‘Meio Ambiente e Jogos interativos’ que visa não só proteger a natureza dos resíduos que descartamos como também incentivar a conscientização e participação da família na escola. É arrecadado óleo já utilizado que são convertidos em sabão, para o uso da própria escola e o restante é vendido. 

0 comentários:

Postar um comentário