segunda-feira, 4 de março de 2013

Jovens praticam slackline em Paraisópolis



Slackline é um esporte de equilíbrio praticado sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, geralmente amarrada nas extremidades a 30 cm do chão. Surgida na década de 1980 nos EUA, a brincadeira ganha adeptos em Paraisópolis. Uma turma formada por mais de 15 garotos com idade entre 15 e 18 anos praticam slackline diariamente no parque municipal ‘Antônio Felix Teixeira’, o Pernilongão.
Wellington Berserk, estudante de 15 anos, é um dos integrantes desse grupo. Ele explica que todos os membros estudam e/ou trabalham. Além disso, afirma que têm conhecimento dos riscos e de como evitar acidentes: “deve-se ter cuidado para não cair, sempre praticar onde o solo é de areia ou grama e se não tiver muita prática, colocar a corda mais baixa, esse é o básico”, conta.
Outra preocupação é com a proteção das árvores geralmente utilizadas para amarrar a fita: “utilizamos uma cobertura para proteger as árvores do atrito ocasionado pela fita”, explica Wellington.
A prefeita Sílvia Renata Teixeira (PT), aprova a iniciativa dos meninos: “sou totalmente a favor! Não tinha conhecimento de praticantes aqui na cidade”, comenta ela.
Sílvia explica que soube da modalidade em Paraisópolis na semana passada, quando um dos atletas a procurou: “estou com eles, apoio totalmente, e também quero aprender a praticar”, afirma.
O único problema em questão é encontrar um local viável para praticar o slackline, já que além do Pernilongão, os meninos tentaram praticar em praça pública: “a Praça Coronel José Vieira não é um local apropriado para a prática dessa modalidade, pois o fluxo de pessoas é muito grande, podendo causar algum tipo de acidente com crianças ou idosos”, explica a prefeita. Porém, com relação ao parque da cidade, Sílvia não vê problemas e até mesmo cita casos de países como Austrália e Canadá, onde a prática é comum nos parques.
Pesquisas afirmam que o slackline pode ser praticado por crianças à partir de cinco anos. A estudante de Educação Física Jeniffer Nuevo considera que não há riscos graves na prática desse esporte já que a altura da fita é baixa e não causa impactos no joelho: “o único problema seria na queda, devido ao impacto contra o chão”, explica. Por isso ressalta a importância de praticar num local apropriado com areia ou grama. Outra questão de acordo com ela é com relação ao uso inadequado de equipamentos: “faz mal para o esporte em geral, principalmente para iniciantes”, afirma.  
De acordo com o site especializado ‘gibbonslacklines’, o Slackline possui muitos benefícios físicos e também mentais: “destacamos o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação como os maiores benefícios”.

0 comentários:

Postar um comentário