terça-feira, 19 de março de 2013

1º grito Rock é realizado em Paraisópolis



O ‘I(n)venta’ é um coletivo cultural independente, organizado em Paraisópolis. O grupo formado por 20 pessoas realizou sua primeira manifestação denominada ‘Grito Rock’.
O evento já acontece no mundo todo entre fevereiro e março e agora chegou a vez de Paraisópolis conhecer de perto. A manifestação busca oferecer às pessoas uma opção cultural diferente. O ‘I(n)venta’ segue a linha do ‘Movimento Fora do Eixo’ que teve início em Cuiabá e se espalhou pelo mundo. O circuito é formado por 300 cidades de 30 países. Em 2013, além da América Latina, países da Europa, Oceania, África integram-se ao evento.
O ‘Grito’ de Paraisópolis, aconteceu na noite do dia 1º de março no Clube Rosa de Ouro. Na entrada foi cobrado o valor de R$5,00 e 1 kl de alimento não perecível. Os alimentos e parte do dinheiro arrecadado na portaria foram doados para a instituição filantrópica, ‘Casa da Criança’.
O público de aproximadamente 200 pessoas pôde prestigiar shows com: Alex Falafina, Daniel Chimp, A Incrível Fábrica de Músicas de Itajubá, Projeto Consonância de Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre, ultisambofônico de São Paulo, Tio Charlie de Itajubá e discotecagem. Tudo isso rodeado por poesias, fotografias, pinturas, esculturas e desenhos. Também fez parte da programação diversificada: danças, distribuição de livros e zines, campanha de prevenção contra a AIDS com distribuição de preservativos, panfletos e sorteio de brindes.
O grupo é responsável por outros eventos rrealizados na cidade como: a campanha de coleta e doação de livros, que aconteceu na Praça Cel. José Vieira durante três domingos e o ‘Dia Cultural’ em comemoração ao aniversário de Paraisópolis. De acordo com Julio Dias, um dos membros do ‘I(n)venta’, novos eventos já são projetados.
Júlio faz uma avaliação positiva do evento e agradece o apoio da população: “é um orgulho para nós. O Grito Rock é um evento que acontece no mundo todo e agora Paraisópolis está nesse roteiro cultural”, explica.
O movimento recebeu a colaboração de patrocinadores e da Prefeitura Municipal.

0 comentários:

Postar um comentário