segunda-feira, 4 de março de 2013

Festa em louvor a São José, padroeiro de Paraisópolis



No dia 19 de março é comemorado o dia do padroeiro da cidade de Paraisópolis, São José. Todos os anos centenas de fiéis acompanham a novena preparatória que acontece de 10 a 19 de março. As festividades antes compostas por missas e procissões contam agora também com quermesse.  As barracas de doces e salgados em frente à Igreja Matriz foram montadas pela primeira vez no passado.
A segunda edição, da festa começa no dia nove de março e termina no dia 19 (Dia de São José). Serão servidos comes e bebes, entre eles, quirera com couve, caldinho de feijão, bolinho caipira, pão com pernil, porções, pizzas, macarrão entre outros aperitivos. Para embalar as noites de festa e os almoços, música ao vivo.
O carpinteiro José foi escolhido pelo povo como padroeiro pela identificação como conta o professor Luiz Gonzaga da Rosa, em seu livro lançado em 2010, denominado ‘O Paraíso de José’.
O escritor relembra nas descrições, um tempo em que os negros vindos da África buscavam alento no Santo que assim como eles saiu de sua terra natal e com o qual se identificaram. “Como o Carpinteiro de Nazaré, trabalhavam de sol a sol (...). As saudades da pátria distante não os impediam, porém, que aprendessem a amar a nova terra, mãe de seus filhos, sob cujo teto nasciam herdeiros dos sonhos africanos”.
            A capela erguida em Paraisópolis em 1827 recebeu o nome de São José da Ventania e foi aprovada pelo Imperador D. Pedro I. Em 1850 a capela foi elevada à Paróquia.
A festa do padroeiro acontece em todas as comunidades que formam a Paróquia de São José. Todos os municípios preparam eventos para festejar o dia do pai de Jesus.


0 comentários:

Postar um comentário