terça-feira, 10 de abril de 2012

ONG – Resgate quatro patas

A ONG ‘ Quatro Patas’ fica em Gonçalves e tem parceiros protetores dos animais também em Paraisópolis. Os trabalhos são realizados em parceria com o PAM (Protetores Amigos da Mantiqueira) um grupo de defesa animal que fica em São Bento do Sapucaí.
Os trabalhos da ONG já são realizados há um ano, porém agora gora estão formalizando através de ‘vaquinhas’ como conta a co-fundadora Thaynara Siqueira que atua ao lado de seu marido Henrique Miranda Baumgartner, Maria Edilza Ribeiro e Andressa Rosa, que cuida dos animais em Paraisópolis, principalmente os que vivem no Lixão.  No local, Andressa cuida de aproximadamente 10 animais.
Já em Gonçalves o número é incerto, existe um problema de desova, como explica Thaynara: “a população pega os animais de rua e os levam para outras cidades, e temos que sair em busca de tais”. Mesmo assim, cinco cães de rua já recebem os cuidados dos colaboradores, sem contar os que foram adotados recentemente.
Os animais chegam às mãos dos voluntários de várias maneiras, através de denúncia ou são abandonados nas ruas e acolhidos pela ONG. Normalmente são cães e gatos, mas há caso de animais silvestres, que são tratados para reabilitação e reintrodução na natureza.
Por falta de verba, a ONG ainda não tem condições de manter um abrigo, mas essa meta está sendo trabalhada principalmente através da venda de alguns produtos, como camisetas, adesivos, artesanatos ou até ‘vaquinha mesmo’. Alguns eventos também são desenvolvidos através de parceiros como, por exemplo, o da ‘Noite Árabe’ com apresentação de dança do ventre. Outro evento será desenvolvido de sertanejo universitário. Todos os envolvidos não recebem remuneração.
Thaynara é bióloga com especialidade em fauna, e atualmente cuida de 13 animais na própria casa, entre cães, gatos e coelhos, e tem um sonho de montar um centro de reabilitação de animais silvestres em seu sítio.
Ela ocupa a colocação de Presidente e cuida da parte burocrática do grupo, mas conta que todo mundo cuida um pouco. Decidiram montar a ONG depois de um surto de envenenamento em Gonçalves. Na ocasião foram mortos em torno de 12 animais, dentre eles animais de rua e com donos.
Para adotar um animal, basta entrar em contato via e-mail ou mesmo pessoalmente: “batemos um papo com o futuro dono e lhe explicamos como é ter um animalzinho em casa. Temos um painel com os animais para serem adotados na loja Canto dos Encantos Artesanato e no blog”, explica Thaynara.
E-mail: resgatequatropatas@hotmail.com
Telefone: (35) 3654-1172 (falar com a Maria)

0 comentários:

Postar um comentário