sexta-feira, 27 de abril de 2012

Estação Ferroviária de Pouso Alegre será recuperada, afirma secretário


A Estação Ferroviária de Pouso Alegre foi envolvida recentemente em uma polêmica. Segundo moradores o local estaria abandonado pelo município.  Em 1990, a estação passou por uma restauração e tornou-se ponto turístico da cidade. O projeto teve inicio em 1986, quando quase 10 mil quilômetros de linha férrea foram recuperados. Em 1997, foram adquiridos vagões e uma locomotiva a vapor que funcionaram por três anos, transportando turistas. Em 2002, a linha foi desativada, mas conservada até 2009.
            Hoje, três anos após o fim da linha para a Maria Fumaça, a ‘Associação Pró-Ferrovia’, alega que o local idealizado como patrimônio cultural, foi esquecido pela ‘Secretaria Municipal de Cultural’ e encontra-se em situação precária.
Imagens do trem foram transmitidas na televisão e veiculadas ao site da TV Globo, através da afiliada EPTV. A gravação mostra os trilhos escondidos pelo mato, a locomotiva enferrujada pela ação do tempo, janelas quebradas e pichações.
O secretário de cultura, Rafael Huhn diz que nem a Estação e nem a Maria Fumaça são do município: “pertence a União e é de responsabilidade do DNIT e do IPHAN”, explica. Mas afirma que estão em fase de convenio com estes órgãos para voltar a assumir a responsabilidade de gestão.
Ele conta que no ano passado foi aprovado um projeto de restauro da Maria Fumaça pelo FEC (Fundo Estadual de Cultura), mas o recurso somente foi liberado pelo Estado na semana passada. “A partir de agora se inicia o processo de restauro”, afirma.
Sobre a antiga Estação, Rafael conta que o Dep. Odair Cunha fará um repasse no valor de R$ 106 mil para o restauro: “o projeto esta em análise no IPHAN, não podemos começar sem o parecer”.
Para finalizar, explica que questões de ‘Patrimônio Cultural’ são burocráticas e complexas: “Vários órgãos não gostam de trabalhar com isso. Mas não é nosso caso, reformamos o Teatro Municipal, Sinos da Catedral e antiga Ingrejinha do São João”, enumera o secretário.




0 comentários:

Postar um comentário