sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cachoeirense recebe prêmio em Belo Horizonte



 Defendendo o tema: Cultura, Estética e Excelência, o XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa teve uma mineira de Cachoeira de Minas como uma das vencedora. Ana Luísa Machado, professora da E. E. Furtado de Mendonça, de Itaim (distrito de Cachoeira de Minas) venceu na categoria de apresentação oral, voltada para o ensino médio.
O Congresso aconteceu em Belo Horizonte, de dois a cinco de abril, quando a professora Ana Luísa, apresentou o projeto “o handball, uma mão no desenvolvimento dos alunos com dificuldades motoras” e faturou o prêmio de R$ 1.500,00.
 Professora de Educação Física desde 2009, e pós-graduada em Educação Física Escolar e Saúde Corporal e Desempenho Físico, Ana Luísa, havia participado de alguns eventos no âmbito da Ed. Física, mas nenhum nessa proporção.
O projeto de Ana Luísa teve como base para elaboração, o contexto da escola em que trabalha, na zona rural do município. Ela conta que as crianças se envolvem desde muito cedo na agricultura, e não dispõe de atividades esportivas e de lazer fora do ambiente escolar, o que segundo ela, acaba comprometendo suas habilidades motoras e psicomotoras. O esporte escolhido foi o handebol, que utiliza movimentos básicos e espontâneos de qualquer criança, o que facilita sua prática.
A ideia dela era que o Handball fosse a "mão" que auxiliaria no desenvolvimento desses alunos com mais dificuldades.
Ana Luísa espera que a iniciativa melhore não só a parte motora das crianças, mas também o intelectual e social destes alunos.
O simpósio de nível internacional acontece de dois em dois anos sempre em localidades diferentes e reúne projetos desenvolvidos por docentes de Educação Física de todas as redes de ensino: particulares, estaduais e municipais. A temática de 2012 abordou “As boas práticas da Educação Olímpica”, dividida em duas categorias: apresentação de banners e apresentação oral.
Foram enviado trabalhos de 30 cidades sob jurisdição da SRE Pouso Alegre. Dentre eles, foram selecionados os quatro melhores e enviados para o 3º Simpósio de Esportes na Escola.
O evento é uma parceria entre o Conselho Regional de Educação Física da 6ª região – MG (CREF6), Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e Casa da Educação Física; e realizado pelo Instituto Casa da Educação Física, e pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.

0 comentários:

Postar um comentário