terça-feira, 10 de abril de 2012

1ª festa em louvor a São José acontece em Paraisópolis

No dia 19 de março é comemorado o dia do padroeiro da cidade, São José. Todos os anos centenas de fiéis acompanham a novena preparatória de 10 a 19 de março e seguem em procissão pelas principais ruas do centro da cidade no último dia.  Esse ano, além das missas realizadas na igreja Matriz com participações especiais, todas as noites a população pôde prestigiar a quermesse com barracas de doces e salgados em frente à Igreja Matriz.
Em 1827, o Imperador D. Pedro I aprovou a criação da Capela de São José da Ventania. Capela esta que em 1850 foi elevada à Paróquia. Luiz Gonzaga da Rosa, conta em seu livro lançado em 2010: ‘O Paraíso de José’, um pouco da história da cidade e seu padroeiro. “A devoção ao Santo venceu os anos e fortaleceu-se no tempo e na história. São José tornou-se, por vontade de seus primeiros habitantes, o padroeiro das terras e das gentes do Paraíso, que legaram tão bela herança aos colonos dos primeiros tempos, aos paraisopolenses que chegaram posteriormente e às gerações de seus filhos”.
O escritor relembra nas descrições, um tempo em que os negros vindos da África buscavam alento no Santo que assim como eles saiu de sua terra natal e com o qual se identificaram. “Como o Carpinteiro de Nazaré, trabalhavam de sol a sol (...). As saudades da pátria distante não os impediam, porém, que aprendessem a amar a nova terra, mãe de seus filhos, sob cujo teto nasciam herdeiros dos sonhos africanos”.

0 comentários:

Postar um comentário