terça-feira, 10 de abril de 2012

Dia de Sarau em Gonçalves

Dia sete de abril acontece em Gonçalves mais um ‘Sarau’, denominado “Viola e Poesia na Serra da Mantiqueira".  O evento será realizado no Clube Recreativo das 17h às 19h.
Algumas presenças estão confirmadas: Dona Rosa (poeta, artista plástica, compositora e violeira), Shirley do ‘Bairro dos Remédios’, o Mineiro ‘Véio’ (Juarez Machado) de Paraisópolis com os causos e a sua criação de sacis-pererês, Jack de São Francisco Xavier entre outros.
O SARAU é uma iniciativa conjunta de amigos frequentadores de Gonçalves e de Paraisópolis, idealizada pelo professor de agronegócio da USP, Décio Zyllbersztajn e acontece desde abril de 2010.
O principal motivo da iniciativa é valorizar a viola e promover a interação entre a população local e turistas que frequentam o município, principalmente entre os jovens, de quem se percebe por vezes o desconhecimento da Viola Caipira e da riqueza da cultura tradicional. O sarau também busca motivar as gerações a cultivar os valores da tradição cultural brasileira com a leitura de textos, manifestações de dança tradicionais e prática conjunta da viola caipira.
Gonçalves tem tradição musical centenária que serve de base para o movimento. A valorização da cultura local e a integração dos diferentes perfis dos moradores permanentes e temporários serão a tônica dos trabalhos, explica o organizador. Décio tem uma dupla de viola chamada ‘Vereda violeira’, juntamente com a esposa, Rose, professora aposentada de ética e matemática. Em 2011 lançaram um CD não comercial, com músicas tradicionais apenas para distribuir entre amigos. 
Engenheiro agrônomo por formação e violeiro por opção, ele diz que o universo do campo não é composto apenas por commodities agrícolas, tecnologias e competitividades, mas também é povoado de tradições, e a principal, segundo ele, é a viola caipira, como retratou na reportagem do ‘Globo Rural’ divulgada em junho de 2011: “O instrumento é a cara do Brasil”, afirma. 
No Sítio Pedra Preta, que fica em um dos pontos mais altos de Gonçalves, ele e a esposa encontraram o aconchego para uma boa moda de viola.


0 comentários:

Postar um comentário