quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

‘Novembro Azul’ alerta para diagnóstico precoce do câncer de próstata


Assim como o exame e diagnóstico, a campanha ‘Novembro Azul’ também ainda é pouco divulgada. A campanha foi criada para conscientizar o sexo masculino nos aspectos da prevenção do câncer de próstata. A doença é o segundo câncer mais comum entre os homens. Conforme o Ministério da Saúde, são mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. 
O mês de novembro é marcado no dia 17, pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata.
O tema da campanha – Um Toque, um Drible – pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.
Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.

Informações - INCA

0 comentários:

Postar um comentário