quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Chef de cozinha representa Gonçalves em Frankfurt

Aconteceu em Frankfurt, na Alemanha entre os dias nove e 13 de outubro, a ‘A Feira do Livro de Frankfurt 2013’, que teve como curador, André Boccato, editor especializado no universo gastronômico e chef de cozinha experimental. O Brasil foi o país homenageado. Foi pensado para o evento, um espaço dedicado à literatura gastronômica e uma cozinha show, onde os chefs pudessem mostrar os sabores do Brasil.
            Uma comitiva de chefs de Minas Gerais esteve presente e a viagem foi promovida pela Secretaria de Turismo de Minas Gerais. Um dos objetivos é promover internacionalização da Gastronomia Mineira.
Dentre vários chefs brasileiros de renome como Eduardo Avelar de Belo Horizonte-MG, Alex Atala e Morena Leite, de São Paulo, estava Antônio Basile (Toninho), chefe e proprietário restaurante Le Gourmet Bistrot, destaque no Guia 4 Rodas de 2008 a 2014 e
premiado em 2010 na categoria Chef Revelação, sendo Fernando & Juliano Basile, os Chefs mais jovens a receberem premiação.

Toninho falou sobre o Milho no espaço Gourmet Gallery, apresentando Gonçalves e fotos da Fecularia Gonçalves.
No espaço “Cozinhando com Palavras”, Toninho falou sobre a influência da Cozinha Tropeira em Minas. Apresentou um vídeo da Sra. Dorotéia Silva, gonçalvense nata, fazendo paçoca de carne, falou sobre a importância da cultura e a alimentação.
E para finalizar, preparou feijão tropeiro e angu, somando a paçoca de carne. E para completar preparou o típico café mineiro,
seguindo os costumes dos Tropeiros: coador de pano no suporte de madeira e servido em delicadas xícaras esmaltadas.

Para fechar com chave de ouro, Toninho e os demais chefs Mineiros, montaram um jantar no famoso restaurante do Hotel Steingerberger, estrelado pelo Guia Michelin, considerado o melhor de Frankfurt. Foi um Jantar Magno, com entrada, prato principal e sobremesa.

Informações: Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Gonçalves. 

0 comentários:

Postar um comentário