quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dá pra misturar matemática com poesia?

A professora Joana D’Arc da escola estadual ‘Eulália Gomes de Oliveira’, mostrou que sim e propôs uma maneira diferente de aprender, aos alunos. Ao ensinar o Teorema de Pitágoras no triângulo retângulo, ela sugeriu que os alunos apresentassem o teorema de maneira artística como poesia, música ou teatro.  Para ela, foi uma forma de assimilação do conteúdo de forma mais criativa e dinâmica.
Os alunos envolvidos cursam o 1º ano do Ensino Médio, turma A. Foram nove trabalhos desenvolvidos e o resultado de um deles você confere abaixo:
           
Teorema de Pitágoras
Eu admiro a Matemática que me faz pensar
aver um triângulo como eu nunca vi,
Suas regras ninguém vai mudar
e nem apagar o que calculei aqui.

Hoje, eu sou o que restou de Pitágoras.
Da minha dor de pensar,
Não posso esconder!
Mas que a verdade seja dita agora:

Hipotenusa2 = cateto a2+ cateto b2,
Se não quis pensar,
Foi por ser tão difícil para mim.
Vou aprendendo a calcular
e, num segundo perder
o medo de aprender!

Que a hipotenusa me leve a imaginar,
Não tenho mais medo de errar,
É a Matemática da Vida que me faz sonhar!

Alunos do 1ºA: Ana Paula, Edylaine e Larissa



0 comentários:

Postar um comentário