quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

‘Lions Clube’ promove ação de conscientização e prevenção do câncer de próstata em Paraisópolis

Novembro é considerado o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata e para alertar a população masculina sobre a doença, o ‘Lions Clube’ de Paraisópolis realizou no dia 30 de novembro diversas ações voltadas para o tema. Foram distribuídos panfletos informativos, ao som da Fanfarra Municipal e para chamar atenção, novamente a Igreja Matriz foi iluminada, dessa vez com a cor símbolo, o azul.
O principal objetivo é desmistificar o preconceito que existe em relação aos cuidados com a saúde do homem, além de informar e sensibilizar a população masculina sobre a importância da prevenção e diagnostico precoce do câncer de próstata.       
No mesmo dia, foi realizada a 13ª feira de saúde para incentivar os exames de rotina. Das 8h ao 12h foram atendidas cerca de 200 pessoas e realizadas as medições de pressão arterial e diabetes.


O Câncer de próstata

O câncer de próstata, no Brasil, é a segunda causa de morte por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. A realização de exames preventivos a partir dos 40 anos é essencial para diagnosticar precocemente a doença, quando as chances de sucesso no tratamento superam 90%.
Fatores de risco

Há diversos fatores de riscos para o
câncer de próstata. Além do envelhecimento natural e do histórico familiar, a má alimentação e hábitos de vida não saudáveis, como o sedentarismo, o consumo de tabaco e álcool influenciam no desenvolvimento do tumor.

Prevenção e Diagnóstico

A realização de exames de rotina, a partir dos 40 anos de idade, é fundamental.

A combinação do exame de sangue, que avalia os níveis de PSA, e do exame de toque retal, são as principais formas de diagnóstico de um tumor na próstata.
Outros exames como tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ainda ser solicitados pelo médico especialista para auxiliar no diagnóstico e, somente a biópsia poderá confirmar ou não a presença de um câncer.

0 comentários:

Postar um comentário