sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Primeira canoata ecológica de Paraisópolis é sucesso


Uma manhã de domingo diferente para cera de 50 pessoas que participaram da primeira canoata ecológica realizada em Paraisópolis no rio Sapucaí - Mirim. O percurso inicial de 14km não foi concluído, mas, por uma boa causa. O tempo que seria gasto no trecho foi gasto na remoção de lixo. Ao todo 28 sacos contendo, garrafas, sacos plásticos, pneus e até mesmo aparelhos como TV, foram retirados e encaminhados para a UTC em um caminhão de12 metros.
A aventura durou pouco mais de 3 horas e o trajeto de 4km finalizado no bairro dos Inácios.
Antes dos caiaques e botes irem para água, 28 mudas de 28 espécies diferentes foram plantadas pela turma de aventureiros. As árvores foram doadas pela Prefeitura Municipal.
Durante a canoata, três armadilhas para pesca foram flagradas e retiradas do local. Uma já estava destruída.
Desceram o rio Sapucaí – Mirim, pessoas de Paraisópolis, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Taubaté, São Jose dos Campos e São Paulo. O grupo foi coordenado por Thiago Messias dono da empresa ‘Radicais Livres Aventuras’, que realizou a atividade, dos instrutores: Felipe, Ismahel e Ronaldo, além de dois bombeiros civis, Laurindo e Francisco Dimas que estão em fase de treinamento.
Para o responsável pelo evento, correu tudo dentro do previsto sem nenhum contratempo. Ele ressalta o apoio dos participantes que apostaram na aventura e da Prefeitura, que foi fundamental para a realização. Thiago lembra apenas que nenhum representante da Câmara Municipal e nem da Polícia Militar esteve presente: “gostaria que eles vissem o nosso rio e elaborassem uma lei que obrigasse os ribeirinhos a terem fossas sépticas. É um trecho que poucos conhecem e em razão da quantidade de covos encontrados, pelo visto não fiscalização naquele trecho”, lamenta ele.
Uma segunda canoata está prevista para esse ano, em novembro. Estuda-se a possibilidade do evento ser fixado nesse mês para a água estar menos fria.

No final do percurso, a prefeita Sílvia Renata Teixeira Rodrigues prestigiou a turma, tirou fotos e acompanhou o retorno para cidade. 

0 comentários:

Postar um comentário