sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Desfile da Independência conta a história do Brasil em Paraisópolis



No dia 7 de setembro comemorou-se a Independência do Brasil. Há 189 anos, nosso país foi declarado livre de Portugal e para lembrar o grito de Dom Pedro I às margens do Ipiranga, o município de Paraisópolis, através das secretarias de Cultura e Educação preparou a cerimônia cívica. A marcha da Independência começou pontualmente às 8:30h.  Como era previsto, além dos desfiles das escolas municipais, estaduais e particulares, contamos com a presença de membros do corpo de bombeiros, do 4º Batalhão de Engenharia de Combate de Itajubá e do contingente da 264ª Campanha de Polícia Militar de Minas Gerais.
O desfile de 7 de setembro além da tradicional marcha, contou a história do Brasil através dos alunos, desde 1500 até os dias atuais.
A Fanfarra Municipal ‘Maestro Antônio Francisco de Paula Júnior’ que completou 10 anos nesse mesmo dia conduziu o desfile até a Praça Coronel José Vieira, onde foi hasteada a bandeira do Brasil pelas mãos do prefeito Sérgio Bizarria.  Para hastear o pavilhão estadual, foi convidado o Tenente Noé Teodoro e para o municipal, o músico José Vitor da Silva, o Zé Barca, representando a Fanfarra Municipal.
O PROERD também completa 10 anos de atuação em nossa cidade nesse mesmo dia e foi lembrado, dada a importância do projeto refletida nos alunos das escolas de Paraisópolis.
No Distrito de ‘Costas’, a solenidade cívica teve início no mesmo horário, na Praça São João Batista com apresentação da Fanfarra da ‘Escola Municipal Monsenhor José Carneiro Pinto’.


As apresentações serão da seguinte forma:

De 1500 a 1822 (Brasil Colônia) - Escola Municipal Monsenhor Sebastião Vieira;
                                                                  Escola de Educação Primeiro Mundo;

De 1822 a 1889 (Brasil Império) - Escola Municipal Bueno de Paiva;
                                                                   Escola Municipal Maria Emília Gomes Carvalho;
                                                                   Centro Acadêmico de Paraisópolis – CEAP;

De 1889 até os dias atuais (Brasil República) - Escola Estadual Antonio Eufrásio de Toledo e Escola Estadual Eulália Gomes de Oliveira.

0 comentários:

Postar um comentário