sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Após mais de um mês, chove no Sul de Minas, mas o tempo volta a ficar seco



Uma pancada de chuva que durou apenas alguns minutos, amenizou o tempo seco em algumas cidades no sul de Minas na última semana. A população sofre com os efeitos da baixa umidade do ar devido a escassez de chuva. Mas a alegria durou pouco e os mineiros voltaram a sentir os efeitos provocados pelo clima dessa época do ano, principalmente com problemas respiratórios, infecções das vias aéreas e viroses. A umidade relativa do ar tem ficado abaixo de 50% em várias regiões do estado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. Quando a UR aproxima-se dos 30% é considerado estado de ateção. Quando a umidade atinge níveis entre 20% e 15%, é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência. 
Outro problema recorrente são as queimadas.  Somente esse ano, foi registrado mais de 80 focos de incêndio na região. Esse período do ano, de estiagem o número de queimadas aumenta significativamente, principalmente entre julho e setembro.  
Segundo o INPE, (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o número de queimadas cresceu 53,3% nos últimos cinco anos e saltou de 26,2 mil para 40,4 mil. Os números geram alerta entre a população e o corpo de bombeiros, porém o índice de chuvas, em 2012, ainda ficou acima dos últimos seis anos. 

0 comentários:

Postar um comentário