terça-feira, 8 de maio de 2012

Zico inaugura dez escolinhas de futebol em Pouso Alegre


Do Iraque para o Mato Grosso e de lá direto para Minas Gerais. Foi assim as últimas 48 horas de Zico, até chegar a Pouso Alegre. Com o rosto cansado de quem pouco dormiu, o ex-jogador e ídolo flamenguista, inaugurou seu projeto “Golaço Social” através das escolinhas de futebol, ‘Zico 10’.
Diferente das cinco escolinhas esperadas, Zico anunciou, durante a coletiva de imprensa, a doação de mais cinco unidades para o município. Quem trouxe a boa notícia foi o sócio e idealista da Escola “Zico10”, Carlyle dos Santos.
Juntas, as dez escolinhas atenderão cerca de 1.500 meninos e meninas, de seis a 17 anos, da rede Municipal de Educação.
As atividades devem iniciar nas próximas semanas e os jovens serão divididos em seis núcleos: São Cristovão, São Geraldo, São Camilo, São João, Cidade Jardim, Árvore Grande e Belo Horizonte. Os alunos irão receber todo o material esportivo gratuitamente e a metodologia desenvolvida pelo próprio Zico, é a mesma utilizada em outras escolinhas ‘Zico 10’ espalhadas pelo Brasil.
Durante a coletiva, o ídolo do futebol carioca ressaltou que não tem pretensão de lançar nomes para o futebol ou empresariar atletas. “O que podemos fazer é encaminhar a algum clube para fazer teste”, afirmou. Nesse momento, Zico, fez questão de lembrar a ótima relação com os times do Rio de Janeiro, apesar de sua estreita ligação com o clube do coração, o Flamengo.
Para o ex-camisa 10, com esporte, lazer e disciplina, que são os princípios da escolinha, é possível formar cidadãos mais conscientes. Ele lembra que é preciso aprender a ganhar, a perder, a compartilhar e a conviver em grupo. “Antes de ser jogador de futebol, temos que ser cidadãos”, completa.
Questionado com relação à falta de disciplina vista hoje em dia por parte de alguns jogadores, Zico respondeu, gentilmente, sem citar nomes e com um sorriso no rosto, que o problema vem da base e que na época dele não se aprendia apenas a jogar futebol, mas também alguns valores que hoje infelizmente têm sido deixados fora de campo.
  Nesse ponto, Zico ressalta também a educação e toma como exemplo sua própria carreira, lembrando de quando era liberado da concentração no Flamengo para fazer provas na universidade (Zico cursou quatro períodos de Educação Física).
O craque, no auge de sua experiência sabe, também, que a trajetória não é fácil. “No fundo todos querem ser um jogador de futebol, mas já vi peneira de três mil, não sair nenhum”, comenta.
O responsável por concretizar a parceria entre o município e o jogador foi o vereador Raphael Prado, que aproveitou para explicar a não pretensão de prejudicar escolinhas de futebol particulares e ressaltou a necessidade da criação de um ambiente de treinamento gratuito para as crianças carentes.
O contrato firmado tem validade de um ano e pode ser renovado. O Prefeito Agnaldo Perugini se comprometeu a deixar um encaminhamento para o próximo Chefe do Executivo que assumir no ano que vem, para a criação de mais dez unidades no município.
 Logo após a coletiva, Zico participou de um amistoso no Estádio do Mandú, contra uma seleção local. A estrela do futebol dividiu o campo com goleiro Aranha do Santos, os ex-jogadores Júnior Baiano, Athirson, Beto, Elzo, Alex Dias, entre outros, além do cantor Fagner e do juiz Margarida. Os amigos do Zico venceram pelo placar de 9 a 1.

0 comentários:

Postar um comentário