domingo, 20 de maio de 2012

A arte dos tapetes de rua na procissão de Corpus Christi



Lei define Tapete de Corpus Christi como Patrimônio Cultural Imaterial

Já começaram os preparativos para a tradicional procissão de Corpus Christi que acontece em sete de junho. A manifestação popular é baseada em tradições católicas e sua beleza fica por conta da confecção de tapetes que cobrem e enfeitam as ruas por onde passa a procissão.
Em Paraisópolis a tradição foi perdida há 10 anos e resgatada na procissão do ano passado pela Comissão Organizadora, Pastoral da Crisma e Prefeitura Municipal. A preparação conta com voluntários artistas ou não.
Esse ano, a proposta será diferente com cores mais vibrantes e arte mais apurada como explica o coordenador da Pastoral e organizador, José Carlos Teixeira Faria. Para a realização dos trabalhos ele pede a contribuição da comunidade: “estamos precisando urgente de garrafas de ‘Coca-cola’ 2L e 2,5L para a Confecção de vasinhos, borra de café (seco), mantas, Roupas e cobertores (novos e usados), corante xadrez em pó nas diversas cores e flores”.
Os produtos podem ser entregues na Rádio Paraisópolis, no Centro Pastoral São José ou no Escritório Paroquial. Já as flores deverão ser entregue próximo ao Supermercado Confiança por volta das 10 horas da manhã no dia de Corpus Christi e é necessária a confirmação da doação pelo telefone 84313515.
Os voluntários também podem contribuir servindo café aos jovens, artistas e catequistas que estarão trabalhando no dia para a realização do evento a partir das cinco horas da manhã.
A manifestação religiosa reunirá na elaboração cerca de 300 jovens, além de catequistas, voluntários e artistas plásticos.



0 comentários:

Postar um comentário