domingo, 20 de maio de 2012

‘Instituto Mantiqueira de Música e Arte’ recebe o violeiro Zé Helder


O Instituto Mantiqueira de Música e Arte (IMMA) completa dois anos de existência e para comemorar, no dia 18 de maio o violeiro Zé Helder apresenta seu show "Assopra o Borralho".
O artista é natural de Cachoeira de Minas, mas foi em Itajubá que despontou tocando profissionalmente. Dotado de muita ousadia, o violeiro surpreendeu ao lançar arranjos de heavy metal com um instrumento associado às modas caipiras. Os resultados alcançados impressionam. Apesar da façanha, o músico se rende mesmo ao bom e velho som típico da viola, e é isso que ele traz à Itajubá. “Assopra o borralho”, tem a participação de Fabrício Santos.
Zé Helder tem dois CDs solos: “A Montanha” (Pedralva - 2004) e “No Oco do Bambu” (São Paulo – 2009), com participações especiais de Ivan Vilela, Dani Lasalvia, Índio Cachoeira, Guca Domenico. Ele também gravou com o grupo Orelha de Pau (2002), além de participações em CDs de diversos artistas, entre eles Levi Ramiro e o CD Caminho da Fé, da Cantora Walgra Maria, produzido por Dércio Marques.
O músico é formado em Licenciatura Plena em Música, criou o curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (CEMPA), e atualmente leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos.
A diretora geral do IMMA, Thânia Machado, enfatiza a importância da ocasião e acredita que apesar dos desafios, a escola está no caminho certo: “quando conseguimos trazer de volta a Itajubá pessoas ligadas a uma época de intensa produção cultural na cidade, é muito compensador”. Ela se lembra de outros artistas que ajudam a compor a trajetória do IMMA: “Zé Helder, Ivan Vilela, Elder Costa e outros grandes nomes da nossa música. A presença deles é altamente motivadora, afirma”.
O show será no próprio Instituto, a partir das 21h e os interessados podem adquirir os ingressos na FISK em Itajubá ou no ‘Grupo Excursionista Pedra Branca’ em Pedralva.

0 comentários:

Postar um comentário