terça-feira, 27 de novembro de 2012

UTC de Paraisópolis recebe visita de órgãos ambientais



A Unidade de triagem e compostagem de resíduos sólidos – UTC está em funcionamento desde maio desse ano em Paraisópolis e desperta o interesse de municípios vizinhos e órgãos ligados ao meio ambiente.
O município está inserido na APAFD – Área de Proteção Ambiental Fernão Dias e no CBH SAPUCAÍ – Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sapucaí. Representantes das duas instituições estiveram no local para acompanhar as atividades a convite do ‘Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Francisco Osvaldo Prado Teixeira: “há tempo os conselhos pedem para que a reunião seja marcada em Paraisópolis”. O engenheiro é membro do conselho consultivo das duas instituições mencionadas.
A visita técnica foi para mostrar as ações realizadas pelo município em prol da sustentabilidade ambiental: “Paraisópolis está desenvolvendo as ações impostas pela legislação”. Para Francisco, o trabalho desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e a Associação Bem Estar de Paraisópolis é um diferencial: “a ABEP, é sustentada pela venda do material reciclável”, explica ele.
Carlos Gomes é responsável técnico da operação da UTC e também acompanhou a visita. Ele explica que enfrenta desafios diários e que apenas com a unidade em operação é possível detectar falhas e se adequar: “podemos considerar que estamos engatinhando”. O único ponto mencionado por ele que ainda não está 100% apropriado, é o setor de orgânicos: “é fácil dar o destino final para os resíduos recicláveis o que fica comprometido é o lixo orgânico, porque ainda vem misturado com tampinhas, cotonetes, saquinhos, etc”, explica ele.
Na ocasião esteve presente o chefe do regional do IEF de Varginha, Paulo Roberto de Lauro Silva, Raquel Junqueira Costa-Gerente da APA Fernão Dias e Celem Mohallem Presidente do CBH Sapucaí.

Conheça a APAFD:

A APA Fernão Dias é uma unidade de conservação da natureza e uso sustentável. Abrange oito municípios do sul de Minas Gerais (mais de 180 mil hectares) e visa compensação ambiental da obra de duplicação da Rodovia Fernão Dias em 1997.
A APA permite a exploração do ambiente de maneira a garantir que os recursos naturais renováveis e os processos ecológicos não acabem. Dessa forma a biodiversidade de nossa região será mantida.

Conheça o CBH Sapucaí:

Criado em 1998, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí  tem como missão realizar a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos ligados a 48 municípios mineiros. Seu papel é informar, debater, esclarecer e defender as águas e sua preservação.  O CBH Sapucaí vem desenvolvendo um trabalho consistente na busca de alternativas sustentáveis e ecologicamente corretas com resultados significativos.


0 comentários:

Postar um comentário