terça-feira, 27 de novembro de 2012

Tentativa de golpe é aplicada em Paraisópolis



Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas e agora Minas Gerais. O golpe das carteiras de pecúlio, que tem sido aplicado em diversos estados brasileiros, chegou à Paraisópolis.
Um exemplo é a Capemi que corresponde a ‘Caixa de Pecúlios, Pensões e Montepios Beneficente’, um extinto sistema empresarial privado no ramo de previdência complementar, seguros e assistência financeira. De posse de informações sigilosas, a quadrilha que aplica o golpe entra em contato com a vítima através de uma carta da Agência Nacional de Previdência e Pecúlios (AGNPP) que informa sobre uma quantia a receber referente a fundo de reservas. O falso documento é dotado de muitos detalhes e impresso em papel timbrado. A promessa de resgate do dinheiro é feita geralmente para vítimas que detém esse direito. 
Em Paraisópolis, a vítima que prefere não ser identificada recebeu a carta no dia 12 de novembro supostamente enviada pelo fórum João Mendes Júnior de São Paulo. O papel timbrado continha dentro outras informações um telefone para contato. Além disso, constava o número do processo que a vítima teria vencido, o qual dava direito a receber uma quantia em dinheiro. A carta termina assinada e carimbada por Antonio Alves Carvalho Mantovani, diretor de divisão.
Dessa vez o golpe não foi efetivado. O destinatário ignorou a correspondência e preferiu não registrar um boletim de ocorrência, mas fica o alerta.
Um caso semelhante ao acontecido em Paraisópolis ocorreu em Rio Claro, no estado de São Paulo. Uma aposentada que há muitos anos tinha pagoCapemi’, recebeu a carta onde constava à receber o valor de R$ 47.520.000,00. Para resgatar o valor deveria R$ 5.300,00. Como ela não detinha da quantia, afirmou que esse valor poderia ser debitado do montante a receber. Porém ela foi aconselhada a pedir um empréstimo e ainda orientada a não informar o recebimento à outras pessoas. Até mesmo o número de um processo com ganho de causa em segunda instância foi fornecido à aposentada. Após pesquisa na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), notou-se que o nome da advogada citada na carta não existia e o número do processo era no nome de outra pessoa.
Após inúmeras tentativas de aplicar o golpe, o Ministério Público Estadual (MPE) investiga a ação, mas até agora nenhum dos estelionatários foi preso.

0 comentários:

Postar um comentário