segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Esportistas denunciam impacto ambiental em Paraisópolis



Recentemente um grupo de esportistas denunciou uma série de problemas ambientais que afetam a região. Dentre eles, uma área desmatada no topo da serra da Chapada que fica na divisa dos municípios de Paraisópolis e Conceição dos Ouros. Descarte indevido de lixo no Rio Capivari e um aterro clandestino onde segundo moradores do bairro Ribeirão Vermelho, antes, havia uma lagoa.
Um dos membros da equipe de aventura, ‘Radicais Livres’, Thiago Messias, explica que há cinco sobrevoou a região de ultraleve e não notou nada de errado com a mata, porém, uma semana atrás ao analisar a mesma região através do ‘Google Earth’, notou algumas clareiras as quais não havia visualizado anteriormente: “a área desmatada, fica no topo do morro, de onde não se consegue ver caso passe em torno desta mesma montanha”, explica ele.
            O problema de descarte ilegal de resíduos no rio Capivari não é novo, segundo Thiago: “eu já tinha percorrido em 2007, e naquele ano, em um ponto do rio próximo ao Bairro das Andorinhas, alguém estava jogando lixos no barranco na margem do rio”, conta. Semanas atrás ele percorreu novamente a região catalogando o rio Capivari, entre o Bairro dos Martins e o Bairro das Três Cruzes, com objetivos de realizar passeios fretados de caiaque: “o mesmo local ainda estava sendo usado como descarte de lixo”, afirma Thiago.
            Come relação a denúncia da lagoa que teria desaparecido debaixo do lixo,  ele conta que a informação partiu do pai dele que morou no bairro Ribeirão Vermelho de 1960 até a1975. De acordo com ele naquela época era comum o descarte de lixo no rio: “tiveram a ideia de colocar o lixo dentro de uma lagoa que existia ali perto e sobre a acamada superior, terra”. Assim a lagoa teria submergido.
            A polícia ambiental da cidade está investigando as denúncias e até o fechamento dessa edição não se pronunciou sobre o caso. 

0 comentários:

Postar um comentário