segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Festival de gastronomia chega ao fim, mas o cheirinho da comida da vovó ainda está no ar



De 19 a 28 de outubro Gonçalves e região puderam desfrutar dos sabores irresistíveis do ‘II Festival de Gastronomia e Cultura da Roça’. A exposição e degustação dos pratos típicos no Clube Recreativo da cidade deram vida ao tema: Quem resiste a uma comida preparada com carinho pela vovó? E a resposta para a pergunta estava na ponta da língua dos visitantes: ninguém.  
A caracterização do ambiente incluiu fornalha e fogão a lenha e o cheio do broas e do pão de queijo davam o toque final.
Feiras, shows, recitais, oficinas, workshops e teatros também fizeram parte dos quase 10 dez dias de festival que recebeu mais de três mil pessoas. De acordo com a diretora do departamento de turismo da cidade, Marília Souza, todas as atividades desenvolvidas no festival foram voltadas ao resgate da cultura na roça, mantendo sua identidade e importância. No lançamento, cerca de 300 pessoas prestigiaram a culinária mineira e para fechar o primeiro final de semana, uma chuva pra esfriar um pouquinho o tempo e lembrar aos turistas de como é bom estar na Serra da Mantiqueira.
Foram dois meses de preparações intensas de voluntários e parceiros dispostos a investir. Restaurantes e quituteiras do município ficaram responsáveis pela preparação dos pratos principais, no valor de R$10,00 por pessoa.
Compõem o evento, 20 negócios no ramo alimentício, entre restaurantes, botecos, cafeterias, empórios, produtores rurais e quituteiras, que expuseram seu trabalho na ‘Praça Sabores e Saberes’ que aconteceu aos finais de semana.
O maior objetivo foi alcançado, exaltar a importância das raízes do povo mineiro, deixadas através da culinária. E com muito amor e simplicidade, isso foi externado aos turistas e moradores da terra.
Atrair visitantes na baixa temporada é um desafio e o festival mostrou o que Gonçalves tem de melhor.
Após o sucesso, as casas responsáveis pelas receitas continuarão servindo os pratos criados para o evento até o dia 25 de novembro. Porém, os restaurantes manterão preços diferenciados a partir de agora.



0 comentários:

Postar um comentário