segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PM realiza seminário sobre segurança preventiva e policiamento turístico em Gonçalves



A 17ª Região de Polícia Militar de Paraisópolis realizou no último dia 25, o III seminário de Policiamento Turístico em Gonçalves na pousada Vida Verde. O objetivo do evento é despertar nos policiais militares que atuam nos principais centros turísticos da 17ª RPM localizados principalmente no Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, a importância da segurança preventiva orientada ao turismo.            
O seminário foi presidido pelo Comandante da 17ª RPM, Cel PM Wagner Mutti Tavares, juntamente com o anfitrião desse importante evento, o Comandante do 56º BPM de Itajubá, Ten Cel PM André Luiz Braida Ribeiro. O Comandante da 17ª RPM, Cel Mutti em seu discurso explica porque eventos como esse são de extrema importância: “Minas Gerais é um dos estados mais promissores no desenvolvimento para o turismo, por seu acervo histórico e cultural”, afirma.
A consultora do Sebrae em Belo Horizonte, Maria Lúcia Lopes Torres abordou o tema ‘A importância da hospitalidade e da qualidade da informação em um destino turístico’. Segundo ela o turista vem em busca dessa emoção, ele quer ouvir e contar histórias: “por isso, a Polícia Militar precisa estar integrada com todo o sistema de hotelaria e turismo”, conclui.
Os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras com temas relacionados à doutrina de emprego do policiamento turístico; filosofia de policiamento comunitário aplicada ao turismo; a abordagem do turista sob o enfoque dos direitos humanos; noções básicas de língua estrangeira no trato com o turista internacional e a importância da hospitalidade e da qualidade da informação em um destino turístico.
O chefe da seção de apoio à Polícia Comunitária da Diretoria de Apoio Operacional, Major Alexandre Magno, ressaltou a importância da qualidade no atendimento ao turista e demonstrou entusiasmos ao afirmar: “Vamos caminhar juntos em prol da segurança pública, utilizando a filosofia de Polícia Comunitária. À partir dela, ou com ela, é possível promover o turismo na região."
A abordagem ao turista pela ótica dos Direitos Humanos foi outro assunto do evento. Essa questão foi explicada pelo chefe da seção de apoio aos Direitos Humanos, Capitão Cleverson Natal de Oliveira. Durante a explanação, o capitão deixou clara a responsabilidade social dos policiais: “antes de tudo somos seres humanos, cidadãos brasileiros, homens e mulheres integrantes da sociedade, mas, nós entramos na polícia e entramos aqui pra servir e proteger”, afirma.
Estiveram presentes, policiais representantes da região, de Pouso Alegre, Extrema, Campos do Jordão/SP, São Bento do Sapucaí/SP, a secretária de Turismo de Gonçalves, além de dezenas de policiais militares que compõem as Frações do sul de minas, e policiais civis.


0 comentários:

Postar um comentário