segunda-feira, 12 de novembro de 2012

‘Se toca Paraisópolis’ – movimento de prevenção ao câncer de mama



O movimento ‘outubro rosa’, lançado no Texas, Estados Unidos em 1983 e ganhou o mundo e conquista novos adeptos ano após ano. Em Paraisópolis, o Lions Clube abraçou a campanha e contou com o apoio do comércio. A sugestão foi do governador CL DL Guttemberg F. Uchoa, durante visita à cidade.
Essa é a primeira vez que o município se envolve no movimento que tem como data mundial do combate ao câncer de mama, 19 de outubro.
A população foi informada sobre o câncer de mama, suas causas, conseqüências e tratamento através do movimento ‘se toca Paraisópolis – um toque de amor pela vida’.
 A manifestação tem como objetivo é divulgar a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama através da cor rosa. Diversas ações foram concretizadas no município a fim de chamar atenção para o problema. O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, mas e quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de cura.
A campanha internacional é representada principalmente com a iluminação de monumentos na cor rosa. Em Paraisópolis, a Igreja Matriz recebeu a luz no dia 19 de outubro. Além disso, o Lions, e parceiros distribuíram folders explicativos. O comércio aderiu ao movimento e os funcionários usaram rosa nessa data e um adesivo representativo.
O sucesso de adesão da população fará do evento um acontecimento anual na cidade, afirma o presidente do Lions, Celso Kazuo Watanabe: “este movimento merece e tende a crescer, e muito”, afirma ele. 

0 comentários:

Postar um comentário