terça-feira, 9 de outubro de 2012

Polícia descobre área de preservação desmatada em Consolação



Após denúncia, polícia militar de meio ambiente descobre corte de árvores em área de preservação permanente, em Consolação. A ocorrência foi atendida no dia 20 de setembro quando constataram o crime ambiental.
De acordo com os policiais, o autor interveio em área de preservação permanente na faixa dos 30 metros de curso d’água e no raio dos 50 metros de nascentes/brejo/olhos d’água, em uma área total de intervenção de quase 13mil m², sendo realizado desmate e corte de diversas árvores exóticas e nativas de pequeno, médio e grande porte. No momento da ação da PM, grande parte da madeira já havia sido retirada do local.
Foi detectada na mesma propriedade a reforma de uma estrada com uso de maquinário também em área de preservação permanente, somando uma área total de intervenção de mais de 13 mil m². O ato danificou a vegetação rasteira gramínea, e o proprietário não possuía autorização do órgão ambiental competente IEF.                                                                                 O autor relatou que foram retirados da propriedade cerca de 40m³ de madeira. E informou que o corte das árvores foi realizado com objetivo de reforma de sua residência e que desconhecia o corte de madeira nativa local.
A propriedade é da mãe responsável que é quem responde legalmente pelo local devido a enfermidade da mesma.
 O local é remanescente do bioma mata atlântica. Em tese o autor infringiu o artigo 38 a, 39, 48 e 60 da lei federal 9.605/98. Foram gerados da infração 133 estéreos de lenha e 59 m³ de madeira, sendo apreendida a madeira e embargado o local.

0 comentários:

Postar um comentário