terça-feira, 9 de outubro de 2012

Aeroportos da região são prioridade no Governo e devem ser ampliados


O sul Minas Gerais, apesar de ser um grande exportador e de possuir localização privilegiada, ficou pra traz no fator, logística. Isso levando em consideração que atualmente, 13% do comércio brasileiro é feito por via aérea, e Minas responde por apenas 5%  desse total. No sul do estado, apenas Varginha possui um aeroporto com capacidade de receber grandes aeronaves.
O subsecretário de Investimentos Estratégicos em Minas Gerais, Luiz Antônio Athayde, esteve em Pouso Alegre em um fórum empresarial e afirmou que a meta para solucionar esse problema, é construir ou ampliar a estrutura já existente em três municípios da região, até 2015, sendo: Pouso Alegre, Poços de Caldas e Itajubá.
Athayde esteve na cidade a convite da Fiemg para participar do Plano de Desenvolvimento Industrial Regional e ministrou uma palestra para empresários. O objetivo do projeto é debater assuntos de interesse do empresariado local e promover a discussão sobre a competitividade e o desenvolvimento da indústria mineira.
O subsecretário afirma que o grande desafio de Minas Gerais para acompanhar o ritmo da economia mundial, é justamente investir em logística avançada, capacitação e transporte aéreo. Ainda segundo ele, o transporte de carga por meio aéreo irá triplicar nos próximos 17 anos, e o estado terá que se integrar definitivamente a essa dinâmica global.   
Atualmente no Brasil, existem 129 aeroportos e ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, esse número passará para 200 até Copa do Mundo de 2014.
Mais de R$ 800 milhões já estariam aprovados no Indi, Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, para efetuar os investimentos no sul do Estado. 

0 comentários:

Postar um comentário