quarta-feira, 2 de junho de 2010

Produção de alimentos orgânicos cresce e gera renda a muitos agricultores


Os alimentos orgânicos ganham cada vez mais espaço no mercado atual e também no cardápio dos consumidores. Seu cultivo é feito sem o emprego de fertilizantes sintéticos ou agrotóxicos.
Pensando nisso no ano de 2000, um grupo de produtores da região que não queriam mais produzir no sistema tradicional, se uniram e criaram a Associação Orgânicos da Mantiqueira, que hoje conta com 31 participantes.
A sede dos Orgânicos é em Gonçalves, e contam com atuação também de produtores de Paraisópolis, São Bento da Sapucaí, Córrego do Bom Jesus e Sapucaí Mirim.
O principal objetivo da empresa é comercializar os produtos, e divulgar a importância desse tipo de alimento para o organismo.
São produzidos na associação: abóboras, batata, mandioquinha, abobrinhas, folhagens, tomate, brócolis, cenoura, beterraba, berinjela, ameixa, frutas vermelhas, mexerica, caqui, abacate, manga e banana.
Estes produtos além de comercializados através da entrega de cestas em domicílio e feiras, são também exportados para Taubaté, São José dos Campos, São Paulo capital, Atibaia e Jarinu. A produção chega a cinco toneladas de alimentos por semana.
O cultivo dos alimentos organicos obedece critérios de manejo do solo, da água e das plantas. Isso mostra que a produção orgânica não se preocupa apenas com o alimento, mas sim com uma origem sustentável, visto que a utilização de recursos como pesticidas e fertilizantes, são prejudiciais tanto à saúde quanto ao meio ambiente.
Maristela Caneppele, atuante na Associação, explica que a produção orgânica possui uma série de diretrizes que devem ser observadas na produção: “Somos inspecionados no mínimo uma vez por ano por nossa certificadora (IBD), instituto Biodinâmico, reconhecido por nosso governo e internacionalmente”.
Maristela ainda afirma: “Além de ecologicamente saudável, a agricultura orgânica também é socialmente justa, contemplando as relações de trabalho”. “A Agricultura Orgânica além de muito mais saudável garante um valor melhor de mercado e preços estáveis”.
As feiras acontecem aos sábados 08h00min e 13h00min. A associação dos produtores está localizada à Rua Fausto Resende de Souza, número 183 no centro de Gonçalves.

1 comentários:

Carla Barbosa disse...

Muito obrigada, continuarei postando matérias =)

Postar um comentário