segunda-feira, 7 de junho de 2010

Projeto Transformar incentiva jovem produtor rural


Aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2010 na Pousada do Sol em Bueno Bandão a segunda etapa do Projeto Transformar, um programa da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), que tem por objetivo oportunizar novas experiências aos jovens do meio rural.

O projeto atende jovens de com idade entre 16 e 29 anos, filhos e filhas de agricultores familiares. Das 100 horas de duração, as 32 primeiras são realizadas conjuntamente por todos os cerca de 50 jovens da região de Pouso Alegre, participam este ano jovens de Conceição dos Ouros, Consolação, Cachoeira de Minas, Bom Repouso, Brazópolis, Inconfidentes, Bueno Brandão, Senador Amaral e Wenceslau Bráz.
Nesse período os jovens conheceram O Instituto Federal de Educação (IFE Sul de Minas) em Inconfidentes e tiveram palestras sobre associativismo e empreendedorismo social.

As horas restantes (68 horas) são programadas com cada técnico de acordo com o interesse dos jovens, onde se define o que será abordado e qual o programa produtivo pelo qual o jovem mais se interessa como segurança alimentar, melhoria da produção de leite, lavoura de morango, uva, batata, horticultura e meio ambiente.
O público ao qual o programa foi direcionado visa estimular a sua permanência no campo, promovendo a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.

Este projeto faz parte do Programa Fome Zero do Governo Federal e do Programa Minas sem Fome que é um dos programas estruturadores da EMATER-MG. A parceria entre EMATER, IFE Sul de Minas e prefeituras é muito importante para que o treinamento aconteça.

De acordo com a extensionista de Bem-Estar Social da EMATER-MG, de Conceição dos Ouros, Aline Oliveira Guidis, estratégias desse tipo são importantes para garantir que o jovem conheça outras realidades e tenha condições de viver com qualidade de vida no meio rural. A partir do projeto ele vislumbra oportunidades de ocupação e geração de renda que não o obriga a abandonar sua família e lhe possibilita viver bem de sua produção.

Os jovens qualificados estão habilitados a linha de crédito Pronaf Jovem, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, uma linha de crédito rural com juros de 1%.

1 comentários:

Unknown disse...

Oi meu no me é kelly vristina priante e gostaria de participar do programa emater de brasopolis ou saber como faço para me cadastrar, moro no bairro são gabriel e tenho 28 anos, la planto de tudo um pouco e gostaria de saber como trabalhar com o que tenho, agradecida

Postar um comentário